Logo O POVO+
CAIS PESQUEIRO ARREMATADO
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

CAIS PESQUEIRO ARREMATADO

A advogada e mestre em Direito Constitucional Katarina Brazil   (Foto: divulgação)
Foto: divulgação A advogada e mestre em Direito Constitucional Katarina Brazil

É hora de colher boas notícias para avivar novos cenários, apresentando perspectivas boas de negócios e projeções para Fortaleza. Hoje, Mayhara Chaves, engenheira e há dez meses comandando a Companhia Docas do Ceará, garante esta vibração. Informa à colunista que a retroárea do Cais Pesqueiro, do Porto do Mucuripe, acaba de ser arrematada pela empresa cearense Compex, por meio de pregão eletrônico. Esse é mais um ponto marcante da atuação da diretora-presidente Mayhara que, em sua gestão técnica, vem adotando uma agenda bem positiva. Exemplo: o aprimoramento dos processos de gestão e da operação do Porto. Zerou a dívida com fornecedores; fez a divulgação de vagas pelo Linkedin e o reposicionamento da Companhia nos meios de comunicação. Dividindo as conquistas e vitórias com sua equipe, ressalta o apoio dos diretores Miguel Andrade (Infraestrutura e Gestão Portuária); Humberto Castelo Branco (Administração e Finanças) e Mário Jorge Cavalcanti (Comercial).

1PRIMEIRA-DAMA Onélia Santana intensifica seu trabalho e suas orações neste momento angustiante. Desenvolve várias ações dentro do Programa Mais Infância, quer a todo custo proteger e assistir os pequeninos. Somente no Mais Nutrição, atendendo 78 entidades, distribuiu cerca de 310 toneladas de alimentos, beneficiando mais de 14,5 mil crianças. Até fevereiro deste ano, mais de 3 milhões de visitas domiciliares foram realizadas via Programa de Apoio ao Desenvolvimento Infantil (Padin). Essas ações contemplam 85.485 famílias de 184 municípios cearenses, além do Projeto de Formação Profissional atendendo 19 mil profissionais das áreas de saúde, educação e assistência.

2O clamor é um só. A Santa Casa de Misericórdia inaugura esta semana uma enfermaria de isolamento com seis leitos. Mas o hospital, que mantém 300 pessoas necessitadas, hospitalizadas com as mais diversas enfermidades, encaminhadas pelo SUS e UPAS, vive a mais grave crise de sua história. Basta dizer que em meio a esta busca de socorro pela pandemia do coronavírus e outros males, ele não recebeu kits, máscaras, aventais, material de testes. Nada, nada.

3. A advogada e mestre em Direito Constitucional Katarina Brazil adiou o lançamento de seu livro Mulheres na Política- Gênero e Democracia Intrapartidária, para o segundo semestre. O prefácio é da ministra Luciana Lóssio e a apresentação da dra. Poliana Pereira dos Santos.

O QUE VOCÊ FAZ COM SUA AGENDA DIÁRIA?

WALTER TORQUATO - Nossa família está vivenciando, plenamente, as horas passadas em casa, fazendo algumas tarefas domésticas, exercitando com muita intensidade a convivência familiar e desenvolvendo leituras e reflexões sobre o amor de Deus, a todos nós, pais e filhos, precisando aprender a criar condições para construirmos um mundo mais fraterno e solidário.

DJALMA PINTO, procurador da República- Pela manhã continuo fazendo minha caminhada, transferida da avenida Beira Mar para a sala da minha casa. E o mais importante é que exercito esta prática às vezes nos jardins de Versailles, em Paris; outra nos jardins da Universidade de Jerusalém; em Jericoacoara e nas laterais dos canais de Amsterdam. À tarde leio e pesquiso. E à noite, com a mulher amada, avaliamos nossa contribuição ao bem que podemos fazer ao mundo e como alimentar nossas esperanças diante dessa crise de saúde.

CAETANA ALCÂNTARA, artista plástica. Estou usando todo o tempo para minhas pinturas. Já são 165 trabalhos em aquarela, nascidos sobre as minhas pesquisas iniciadas no Descobrimento do Brasil, percorrendo os Séculos XV e XVI, com uma parada agora pelas igrejas antigas e lindíssimas da Bahia e Minas Gerais.

HENRIQUE JAVI, físico e executivo. Tenho ido ao trabalho diariamente. Lá cuidamos das pessoas, dando suporte diagnóstico ao Hospital São Carlos, que não para cobrindo a demanda na modalidade de tomografias. No meio familiar, sempre fico desenvolvendo ações conjuntas com a minha mulher buscamos os elementos para a proteção de nossos dois filhos pequenos e aos avós.

Moraes Moreira partiu para cantar no céu. Levou de nós o prazer de ouvir a alegria sempre poetizada e musicalizada por ele, em interpretações que espantam qualquer tristeza. Para recordar: Origem da Felicidade: a alegria é o alimento da alma/ alegria é a nossa maior inspiração/alegria recompensa os sacrifícios/ alegria soberana decisão. Tempera o teu medo com a esperança/ inclina essa balança a teu favor/ alegria é a origem da felicidade/ acredito que o samba é o criador. 

Os depoimentos de um grupo de escolhidos (Artur Bruno, Mourão Cavalcante, Karla Karenina, Nailde Pinheiro (foto), Lucinha Menezes, Lêda Maria Souto e outros), registrando o aniversário da cidade, no programa de Ian Gomes Nossa Gente, Nossa Fortaleza, via Rádio FM Assembleia, é um verdadeiro canteiro de flores de palavras de amor.

Querida Norma Bezerra curte a saudade do amado Humberto, recolhida na bela paisagem de sua casa, na Praia da Taíba. Ao seu lado os filhos Sérgio e Denise com Gil Santos e o filhinho delas, Bento.

Elianinha Macêdo, sempre fortalecendo seu lado solidário, parou a produção de seu atelier de criações de luxo para confeccionar centenas de máscaras para distribuição.

Mônica e Hélvio Feitosa, ao lado das bonitas filhas, Magda e Taís, receberam a família para o tradicional almoço de Páscoa, acrescido de uma meditação sobre o verdadeiro sentido da Ressurreição de Jesus.

Consórcio Harmonia tem o mês de abril recheado de aniversariantes: Suely Belém, Creusa Pontes, Yolanda Vasconcelos, Romélia Rola e Zeneida Fujita.

Diana Sobral vai ser vovó. O filho Luís Eduardo e Mônica Rodrigues anunciaram o compromisso com a cegonha. Mais um bisneto para a matriarca Palmira, hoje com 99 anos de lucidez e entusiasmo pela vida.

Silvana Guimarães arrendou o seu bem sucedido restaurante D'Abelle Bistrô para poder acompanhar a filha Isabele, aluna da Faculdade de Belas Artes, em São Paulo. Agora, a Casa tem o comando de um casal que mantém outro restaurante no Porto das Dunas..

PRESIDENTE Siridião Montenegro, AFL, prorroga até dia 30 a entrega dos trabalhos para a Revista Contemporânea

Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?