Logo O POVO+
UFC não mudará data de colação de grau da Medicina
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

UFC não mudará data de colação de grau da Medicina

-Quando da festa marcando a chegada de seus jovens 90 anos, a matriarca Margarida Caracas, foi cercada dos familiares e amigos, nos salões do Gran Marquise. Na foto ( mesa decorada com o bolo de Marilza Pessoa), a aniversariante está com as filhas queridas Maria Tereza e Rita Flávia (Foto: divulgação)
Foto: divulgação -Quando da festa marcando a chegada de seus jovens 90 anos, a matriarca Margarida Caracas, foi cercada dos familiares e amigos, nos salões do Gran Marquise. Na foto ( mesa decorada com o bolo de Marilza Pessoa), a aniversariante está com as filhas queridas Maria Tereza e Rita Flávia

A colação de grau das turmas de Medicina e Enfermagem não deverá ser antecipada pela Universidade Federal do Ceará. Reitor Cândido Albuquerque tende a aceitar as recomendações do Conselho Federal de Medicina, negando tal pleito. Muitas universidades, em nome da necessidade de ter os formandos integrando as equipes de socorro as vítimas do coronavírus nos hospitais, estão abreviando o calendário e fazendo essas colações neste mês de abril, quando o calendário oficial marca julho/agosto.

Médico e professor da UFC, Henry Campos é contra a antecipação. Posiciona-se sobre o assunto afirmando que isso gera uma grande preocupação. Primeiro, todos, antes da formatura, precisariam de um treino e supervisão adequada para o exercício dessa atividade, evitando não só a falta de uma ação eficaz como o risco a que são submetidos. Além disso, prossegue, é importante garantir a disponibilização do equipamento individual de proteção. O Conselho Federal de Medicina e os Conselhos Regionais também expressam essa preocupação.

Uma indústria de beneficiamento de castanha será montada em Aracati, contribuindo para o progresso do município e a ampliação da cajucultura. Era um desejo do prefeito Bismarck Maia que, também este ano, deverá construir um Centro de Artesanato e Gastronomia, em área privilegiada, na BR.116, entre a saída de Aracati e a entrada para Canoa Quebrada. O projeto já está pronto e é de autoria da arquiteta Gláucia Pinheiro Maia.

Este encontro é um bem impagável. Assim se posicionou o empresário Deusmar Queirós, ao final da videoconferência organizada pelo Lide Ceará, na última quinta-feira, quando a presidente Emília Buarque reuniu seus palestrantes convidados Leonardo Framil, Roberto Lima e Roger Ingold com os debatedores locais Beto Studart, Edson Queiroz Neto, Deusmar Queiros e Milene Pereira para discutir o tema: "Aceleração da Transformação Digital- Oportunidades Agora e no Pós-Covid 19".

Quinta feira próxima, 23, Emília Buarque, caminhando à frente de uma realidade que já exige visão ampla sobre o pensar e planejar soluções quando da retomada de um novo tempo, sem a ação central do coronavírus, realizará mais uma videoconferência, agrupando Mansueto Almeida, secretário do Tesouro Nacional; senador Tasso Jereissati e o economista, presidente do Insper Marcos Lisboa. Tema: Os Desafios da Economia Brasileira face a Covid-19.

Os educadores reforçam que neste tempo de intensa convivência entre pais e filhos vale aproveitar para manter aquele grude carinhoso, capaz de gerar alegria e serenidade, confiança e troca de afetos.

Quando da festa marcando a chegada de seus jovens 90 anos, a matriarca Margarida Caracas foi cercada dos familiares e amigos, nos salões do Gran Marquise. Na foto (mesa decorada com o bolo de Marilza Pessoa), a aniversariante está com as filhas queridas Maria Tereza e Rita Flávia. Isso antes deste cenário de pandemia e isolamento.

Ele sempre foi um grande guerreiro e um grande missionário. Aldo Pagoto, 70, ex-bispo de Sobral e arcebispo emérito da Paraíba, foi superior a estes títulos, sabendo conduzir sua vida em torno do amor ao próximo, da dedicação a sua missão sacerdotal e a devoção infinita a Nossa Senhora. Partiu após padecer por três anos contra o câncer. Sua saúde fragilizada, contudo, não o deixou distante da vida religiosa e uma de suas mais belas ações era registrada nas orações e homilias que fazia a cada missa celebrada. Era fluente, profundo. Cativava a todos com sua palavra e aquele seu jeito simples de ser, revelando um olhar sereno e compreensivo para cada um que o procurava. Hoje repousa na cripta da igreja de São Benedito, no Centro de Fortaleza, acolhido assim pela sua Congregação do Santíssimo Sacramento. Entre seus amigos e religiosos, como padre Neto, vigário da Paróquia de São Vicente, fica gravado seu testemunho de um discípulo de Jesus, fiel, trabalhador, amado e, agora, uma nova imagem no nosso altar de orações.

LINO Villaventura continua acionando sua campanha solidária. Cada compra de uma peça sua- 3 cores de T.Shirt e/ou um vestido, 50% do valor será revertido na compra de cestas básicas para comunidades carentes. Ele , ao lado de Inês, Régis, Reginaldo e Diego impulsionam o trabalho e 200 unidades já foram entregues. Inês ressalta que está confinada em São Paulo, na companhia de Deus e Nossa Senhora, intensifica suas orações para que a tranqüilidade volte a reinar.

BRASIL tem hoje 216 milhões de celulares. Já imaginou se ao menos a metade emitisse mensagens fortalecendo a educação, a valorização do trabalho, o equilíbrio emocional e a beleza da vida?

JORNALISTAS Fátima Abreu e Daniel Aderaldo garantindo programas atraentes na TV Assembleia, atraindo um público optante pelas boas entrevistas e espetáculos musicais tão importantes para preencher este tempo de "mais em casa".

NASCEU Fernando Neto, herdeiro de Ana Joeli e Fernando Filho, e neto de Marília e Fernando de Melo Nunes. Mais que essa dominação nominal reina a total alegria dos avós paternos.

ROTARY Planalto tem dias 29 e 30 o registro de aniversários de dois ex-presidentes Walter Torquato e Eulálio Santiago Costa.

AMIGOS possuidores de sítio no Maciço de Baturité, descobriram com esta quarentena, o prazer de poder morar na serra, usufruindo do ar puro, beleza natural, silêncio e conforto de suas casas, antes, apenas utilizadas nos fins de semana. Alguns não escondem o desejo de lá ficar, como Mana e Manoel Holanda; Tereza Maslowa e Gil Vicente Bezerra; Concy Magalhães; Socorrinha e René Barreira. Empresário Severino Neto e a médica Socorro Magalhães curtem a paixão serrana, na companhia de suas famílias.

Vamos buscar receitas lá fora, quando tem potenciais aqui vizinho a nós. Vamos ouvir aprendizes quando temos mestres. Você conhece a Terapia Integrativa Comunitária? Essas rodas de conversas terapêutica estão curando sofrimentos e dores emocionais em todo o mundo e estimulado a formação de multiplicadores nas academias da Europa e do Brasil. O criador é brasileiro, cearense e psiquiatra. O dr.Adalberto Barreto se apresentou em um live "De mãos dadas com você", Na companhia de Wallace Lima. Jorraram informações e orientações, abençoadas e valiosas. #fiqueemcasa

 

Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?