Logo O POVO+
UM NOVO MUNDO ESCOLAR
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

UM NOVO MUNDO ESCOLAR

Casal Marimília e Flávio também festejam  53 anos de bem casados (Foto: divulgação)
Foto: divulgação Casal Marimília e Flávio também festejam 53 anos de bem casados

A volta as aulas sofrerá uma completa e radical mudança. O mundo educacional até então vivenciado não existirá mais, e estudos e avaliações se aprofundam diante das transformações a serem executados após a pandemia. A declaração é da Profa. Ada Pimentel, presidente do Conselho Estadual de Educação e vice- presidente do Fórum Nacional dos Conselhos. Representando os nove estados do Nordeste, Ada participou de vídeo conferencia com representantes do Banco Mundial, Unesco, Conselho Nacional e Estaduais e outros organismos, durante a tarde inteira da última sexta-feira, 24, centralizado em uma nova visão sobre os desafios, a reconstrução do segmento, reorganização dos calendários escolares e a realização de atividades pedagógicas não presenciais durante este período de pandemia da Covid-19.

Os participantes conheceram algumas mudanças já definidas na França, Coreia, China e outros países, como: coleta da temperatura dos alunos ao sair da residência, chegar na escola e ao voltar para casa. Uso obrigatório de máscara e fardamento padronizado e higienizado. Redução do número de educandos nas salas de aula. Acompanhamento permanente, de equipes de profissionais de saúde e de educação aos alunos.

Mansueto Almeida, o cearense cinqüentão, nascido em Fortaleza, formado em economia pela UFC e, atualmente, secretário do Tesouro Nacional, teve seu nome indicado pelo senador Tasso Jereissati à presidência de República. Tudo aconteceu quando da realização da Live Lide Ceará, reunindo os dois, mais Marcos Lisboa, presidente do Insper. A resposta de Mansueto ofereceu outra surpresa: "acho o exercício político fascinante, mas sou um técnico e após essa missão no governo Bolsonaro vou para o setor privado".

Ana Couto, referência em Branding no Brasil; João Consorte, presidente da McCann Heath Brasil; Hugo Tadeu, professor da Fundação Dom Cabral e líder do Centro de Referência em Inovação Nacional, motivaram a plateia expondo o papel da Comunicação e os novos projetos após Covid-19. Cenário: a live da 6ª edição do "Imprimindo Ideias", da Sobral Gráfica e Editora.

Integrantes da Fiec, Fecomércio, Sindilojas, Sebrae e outras entidades de classe caminham agora mais juntos do governador Camilo Santana. Eles atuam na comissão "abolicionista", composta por representantes do governo e do setor produtivo, cujo alvo é a libertação das atividades econômicas.

Depois desse tempo de confinamento tenho a impressão que passaremos por muitas mudanças, praticando mais o altruísmo, a filantropia, a decência e a bondade. A declaração é do médico e escritor Flavio Leitão. Este mês de abril é festivo para ele. Dia 21 trocou de idade e ontem foi sua amada Marimília. 

Lúcio Brasileiro aproveita a reclusão obrigatória para dar conta das quase quatro mil páginas do livro Os Frota, centralizado no padre José Gentil. Possuidor de uma reconhecida boa memória, o colunista já tem gravado em sua mente parte do conteúdo que lhe foi cedido pelo pesquisador Jeová Lemos Cavalcante.

Campanha do Distrito 4490, do Rotary International, regida pela governadora Maria Vital, prega a mensagem "Quarentena Sim, Violência Não". Surgiu visando proteger as mulheres e crianças, mais vulneráveis à violência doméstica, em decorrência do confinamento provocado pela pandemia do novo coronavírus. Ganhou adesão da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica e do grupo As Azuis.

São 30 dias de sua partida para a Casa do Pai. Família e amigos no silêncio das recordações e na vivência de uma saudade doída, fixam a presença de Humberto Bezerra, um líder político, um autêntico militar, um empresário vitorioso , e mais que tudo uma figura amorosa para Norminha e os filhos Binho, Sérgio, Denise e Márcia. E para o irmão Adauto? O braço direito, a mão firme, o olhar de ternura e o coração sempre acompanhando a mesma batida gêmea de orquestradores do amor.

Com festa cancelada, Lívia, a filha querida de Thaís e Tarso Ary, completou 15 anos. Os pais conseguiram levar o cantor Gustavo Serpa que fez um show para a aniversariante, atraindo a plateia formada nas varandas dos edifícios, acompanhando a homenagem. A lindinha é neta de Myrta Mara (sempre lembrada)e Nadra Ary, e de Filomena e Tadeu Jereissati.

Só aplausos para Ricardo Bacelar, Paulo José Benevides, Valdonys, Amelinha, e os corais de Fortaleza que estão nas redes sociais, lives e mesmo em espaços possíveis de exibição, mostrando a música e atraindo a paz.

Linda a propaganda que eternizou a Varig registrando o Descobrimento do Brasil e homenageando a comunidade luso-brasileira, que circulou no site de Nádia e Jorge Parente último dia 21.

Fátima Duarte sabe incentivar a moda e a beleza da mulher. Garantindo que ficar em casa pede atraente visual lança sua coleção de peças de dormir e garante entrega domiciliar. É o Tentacion Delivery 99189.2579

Roberto Missici, médico e ex-cônsul da Itália, dia de seu aniversário, retribuiu as mensagens dos amigos enviando um zap contendo músicas românticas italianas, acompanhadas de fotos do seu lindo país. 

Fanda Bastos, presidente da BPW, desenvolve campanha importante para este momento. Cada associada, diariamente, telefona para uma companheira com o objetivo de trocar figurinhas e manter os laços.

Terapia Comunitária, Integrativa, on-line reuniu na última segunda-feira o médico e professor Adalberto Barreto e o co-criador dessa terapia, Dr. Airton Barreto. Temas abordados foram valiosos: falar das inquietações e fortalecer a nossa autoestima; mesmo confinados e separados é possível o encontro e a partilha do afeto.

Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?