Logo O POVO+
Pontaria: Fortaleza lidera ranking de "grandes chances perdidas" na Série A; Ceará é o 4º
Foto de Lucas Mota
clique para exibir bio do colunista

Lucas Mota é repórter de Esportes de O POVO. Estudou jornalismo na Universidade 7 de Setembro e na Universidad de Málaga (UMA). Ganhou o Prêmio CDL de Comunicação na categoria Webjornalismo e o Prêmio Gandhi de Comunicação na categoria Jornalismo Impresso, e ficou em 2º lugar no Prêmio Nacional de Jornalismo Rui Bianchi

Lucas Mota esportes

Pontaria: Fortaleza lidera ranking de "grandes chances perdidas" na Série A; Ceará é o 4º

Vovô e Leão empataram com o São Paulo e Grêmio porque pecaram nas finalizações
Pikachu é vice-artilheiro do Fortaleza na Série A, com 6 gols, mas também contabiliza 5 assistências  (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves Pikachu é vice-artilheiro do Fortaleza na Série A, com 6 gols, mas também contabiliza 5 assistências

Ceará e Fortaleza deixaram escapar os três pontos da vitória diante do São Paulo e do Grêmio, respectivamente, na Série A. A dupla cearense empatou na rodada contra os rivais em duelos marcados pelos gols perdidos do Vovô e do Leão. Nas redes sociais, torcedores lamentaram as chances desperdiçadas.

Caso tivessem com a pontaria em dia, as torcidas poderiam estar comemorando os resultados positivos. E a situação de gols perdidos é algo que Guto Ferreira e Juan Pablo Vojvoda precisam ajustar em suas equipes para seguir bem na Série A. Conforme o Sofascore, especializado em estatísticas de futebol, o Tricolor do Pici lidera o ranking dos times do Brasileirão no quesito "grandes chances perdidas", enquanto o Alvinegro do Porangabuçu aparece em quarto.

O Leão acumula 15 oportunidades claras desperdiçadas em sete partidas na Série A. O Vovô tem nove grandes chances perdidas com a mesma quantidade de jogos. Em segundo com 11, o Internacional; em terceiro com dez, a Chapecoense.

Com o mesmo desempenho de grandes chances perdidas do Ceará, dividem a quarta posição no ranking: Flamengo, Palmeiras e América-MG. Apenas o Rubro-Negro possui menos partidas, com cinco até o momento no Brasileirão. Dois duelos dos cariocas foram adiados na competição.

Apesar de pecar na conclusão, os cearenses têm apresentado desempenhos positivos em termos de criação ofensiva. Falta o detalhe da pontaria, algo crucial que pode elevar a dupla na tabela da Série A. O Fortaleza é o time do campeonato que mais criou "grandes chances", com 21 no total. O Internacional aparece em segundo, com 17, seguido pelo Bragantino, com 15. O Ceará surge em 10º junto com o Corinthians, com dez.

No ranking dos times com as maiores médias de finalizações por jogo, o Vovô é o quarto, com 10,3, enquanto o Leão é o sexto, com 10,1. O Flamengo lidera o quesito com 13,4 chutes por partida, seguido do Palmeiras (12,6) e Bragantino (12,5).

Com dez gols marcados em sete jogos, o Tricolor tem taxa de conversão de gols de 14%. Já o Alvinegro possui nove tentos na competição, com 13% de conversão de gols.

Jogadores de Ceará e Fortaleza que mais desperdiçaram grandes chances na Série A:

1º - Pikachu (6)

2º - Mendoza (3)

3º - David, Robson, Gabriel Dias e Saulo Mineiro (2)

Foto do Lucas Mota

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?