Logo O POVO+
Como Edinho pode ser encaixado no esquema de Vojvoda no Fortaleza
Foto de Lucas Mota
clique para exibir bio do colunista

Lucas Mota é repórter de Esportes de O POVO. Estudou jornalismo na Universidade 7 de Setembro e na Universidad de Málaga (UMA). Ganhou o Prêmio CDL de Comunicação na categoria Webjornalismo e o Prêmio Gandhi de Comunicação na categoria Jornalismo Impresso, e ficou em 2º lugar no Prêmio Nacional de Jornalismo Rui Bianchi

Lucas Mota esportes

Como Edinho pode ser encaixado no esquema de Vojvoda no Fortaleza

Contratado com vínculo até o fim de 2024, atacante pode ser utilizado para cumprir funções em até três faixas do campo
Edinho retorna ao Fortaleza de forma definitiva até o fim de 2024 (Foto: Fabio Lima)
Foto: Fabio Lima Edinho retorna ao Fortaleza de forma definitiva até o fim de 2024

Edinho é uma ótima contratação do Fortaleza para a sequência da temporada. Assina com o Tricolor até o fim de 2024 com investimento de R$ 2 milhões - o Leão adquiriu mais 50% direitos econômicos que pertenciam ao Atlético-MG, se tornando o dono da maior parte da fatia do atleta com 70%. Ele só poderá ser regularizado a partir do dia 1º de agosto, quando a janela de transferências internacionais serão abertas. Mas afinal, onde o atacante pode se encaixar no esquema utilizado por Juan Pablo Vojvoda?

Vale destacar que as características de jogo de Edinho combinam perfeitamente com o modelo buscado por Vojvoda. O Fortaleza investe em intensidade, velocidade e agressividade para vencer seus duelos. O atacante mescla bem estes atributos e pode agregar em até três faixas do campo, que explicarei abaixo.

Meia centralizado
É a posição em que aposto que Edinho pode ser mais útil com Vojvoda. O jogador seria uma ótima peça para atuar por trás dos dois atacantes no esquema 3-5-2. No momento, o treinador tem utilizado Matheus Vargas e Romarinho, atletas com características diferentes, para cumprir a função.

Edinho tem bom passe, velocidade para infiltrar entre os zagueiros e intensidade para agredir o sistema defensivo adversário. Desta forma, ele mesclaria funções de armação e de terceiro atacante.

Atacante
No esquema de Vojvoda, o Fortaleza joga com dois atacantes, ambos com liberdade para se posicionar dentro da área e para abrir pelos lados do campo para receber a bola. A movimentação intensa é bastante cobrada pelo treinador argentino. A dupla titular tem sido mesclada entre três nomes: David, Robson e Wellington Paulista. Edinho é mais uma opção para cumprir a função no ataque do Leão.

Ala
Uma terceira opção para Edinho é cumprir a função pela ala direita, onde o titular absoluto da posição é Yago Pikachu. No elenco tricolor, nenhum jogador tem características semelhantes para substituir à altura o dono da vaga.

Edinho poderia passar por adaptação para cumprir a função e disputar a vaga com Pikachu. Com Vojvoda, os alas têm missões importantes dentro do campo na recomposição defensiva e na transição ofensiva. Quando a equipe volta, os jogadores do setor chegam a baixar até a última linha para ajudar na marcação. Já com a posse de bola, são peças fundamentais para agredir a defesa rival seja aberto ou infiltrado na área do rival.

Para Edinho, tais movimentações não seriam novidades. De certa forma, o atacante cumpria funções semelhantes no esquema de Rogério Ceni, quando atuava como ponteiro, mas precisava executar a recomposição e sair em velocidade no momento de atacar. Além disso, o atleta flutuava por dentro, fazendo a infiltração para receber o passe em profundidade nas costas da zaga adversária.

Mais análises
Convidei dois colegas de redação para analisar também como Edinho pode ser encaixado no esquema de Vojvoda. São eles: Thiago Minhoca, estatístico e comentarista da Rádio O POVO CBN; e Afonso Ribeiro, repórter da editoria de Esportes do O POVO.

Minhoca - Acredito que têm dois pontos que podem favorecer junto ao trabalho do Vojvoda. Primeiro a questão de intensidade. O Edinho é um jogador muito dinâmico, de muita rapidez. Se a gente for lembrar no período do Ceni, com o 4-2-4, quando defendia, o Edinho e o Osvaldo participavam da recomposição, iam até a linha baixa. E entrando na segunda parte sobre onde o Edinho pode ser utilizado no esquema que o Vojvoda tem estabelecido: ele pode ser jogador que disputa vaga com o Pikachu pelo lado direito, pode ser reserva para aquela situação, ou ele pode jogar numa função em que o Fortaleza ainda não definiu. O Vojvoda está começando a acreditar mais no Romarinho, que tem jogado mais centralizado, atrás dos dois atacantes. Vejo que o Edinho pode se encaixar por ali por dentro. Quando o Vojvoda escolhe o Romarinho, e ele já explicou, é porque acha que o Romarinho é bom no um contra um. O Edinho também tem essa característica também, jogador de drible, de dinâmica rápida, que pode se encaixar nesse padrão como Romarinho tem jogado.

Afonso - É um cara que chega para reforçar o lado direito do ataque como opção. O reserva mais imediato do Robson é o Romarinho, que é um cara que não estava tão bem. Edinho é um cara que vai dar uma reforçada no ataque, tem muita velocidade, já foi bem com o Ceni em um time com estilo semelhante, de intensidade e que explora a transição. De repente, pode jogar por dentro, mas acho que vai jogar mais aberto. Ele pode fazer o papel do Pikachu ou até como segundo atacante com o David ou Wellington Paulista. É uma opção boa para no mínimo ser um reserva imediato no ataque.

Foto do Lucas Mota

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?