Tite, Flamengo e gol: gatilhos para Vina voltar a ser protagonista no Ceará
Lucas Mota é repórter de Esportes de O POVO. Estudou jornalismo na Universidade 7 de Setembro e na Universidad de Málaga (UMA). Ganhou o Prêmio CDL de Comunicação na categoria Webjornalismo e o Prêmio Gandhi de Comunicação na categoria Jornalismo Impresso, e ficou em 2º lugar no Prêmio Nacional de Jornalismo Rui Bianchi
Tite, Flamengo e gol: gatilhos para Vina voltar a ser protagonista no Ceará
O camisa 29 voltou a ser decisivo, marcou gol e teve estatísticas positivas nos 72 minutos que esteve em campo contra o Rubro-Negro
Vina foi o melhor jogador do Ceará em campo diante do Flamengo, no empate em 1 a 1 no Castelão pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. O camisa 29 voltou a ser decisivo, marcou gol e teve estatísticas positivas nos 72 minutos que esteve em campo contra o Rubro-Negro, que tem um dos melhores elencos dos clubes do Brasil.
A lembrança de Tite e o desempenho contra o Flamengo são gatilhos que podem resgatar o protagonismo de Vina no Alvinegro do Porangabuçu. Os últimos episódios envolvendo o meia, seja o comentário do técnico da seleção ou o gol diante dos cariocas, podem servir como combustível de confiança para o atleta de 30 anos ser novamente o "cara" do Vovô e liderar o time na sequência da Série A.
Vina, por enquanto, faz temporada aquém do esperado depois da temporada brilhante em 2020. É até normal uma queda de produção no comparativo com um ano em que ele foi fora da curva. Mas ele tem qualidade para seguir como protagonista do Ceará, marcando gols e sendo decisivo para a equipe. O resgate da confiança pode ser o primeiro passo para a retomada do futebol de alto nível.
Ser lembrado pelo técnico da seleção brasileira é importante para qualquer atleta. É o reconhecimento do trabalho. A relevância da lembrança serve como mecanismo de confiança.
No primeiro jogo de Vina após a fala de Tite, ele marcou gol e foi decisivo para o Ceará contra o Flamengo. Uma atuação contra o gigante carioca é outro gatilho de confiança. Fazia tempo que o jogador "batia na trave" quanto ao gol. Voltar a ser importante contra o Rubro-Negro tem peso positivo.
Vina x Flamengo Vina foi titular e abriu o placar para o Vovô com bela finalização dentro da área. O jogador deu 55 toques na pelota e acertou 84,4% dos passes, entre eles dois decisivos. O meia ainda teve três finalizações, uma delas na direção do goleiro Diego Alves, acertou três dribles de quatro tentativas e ganhou sete de nove duelos no chão, além de três interceptações e um desarme. As estatísticas são do Sofascore.
Deixo aqui também uma análise em vídeo do Fernando Graziani, editor chefe do Esportes O POVO, sobre o Vina:
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.