Logo O POVO+
Como Zé Roberto pode melhorar o ataque do Ceará: veja relevância de gols e características
Foto de Lucas Mota
clique para exibir bio do colunista

Lucas Mota é repórter de Esportes de O POVO. Estudou jornalismo na Universidade 7 de Setembro e na Universidad de Málaga (UMA). Ganhou o Prêmio CDL de Comunicação na categoria Webjornalismo e o Prêmio Gandhi de Comunicação na categoria Jornalismo Impresso, e ficou em 2º lugar no Prêmio Nacional de Jornalismo Rui Bianchi

Lucas Mota esportes

Como Zé Roberto pode melhorar o ataque do Ceará: veja relevância de gols e características

A coluna destaca a relevância dos gols marcados em 2021 e as características de Zé Roberto e como ele pode melhorar o ataque do Ceará em 2022
Ao lado do executivo de Futebol do Ceará, Jorge Macedo, Zé Roberto exibe a camisa 63 que usará pelo Vovô (Foto: Felipe Santos / Ceará SC)
Foto: Felipe Santos / Ceará SC Ao lado do executivo de Futebol do Ceará, Jorge Macedo, Zé Roberto exibe a camisa 63 que usará pelo Vovô

A contratação de Zé Roberto pelo Ceará gerou desconfiança na torcida alvinegra pela expectativa criada pela vinda de um "medalhão". Entretanto, o novo "camisa 9" do Vovô tem características relevantes que podem melhorar o sistema ofensivo da equipe do Porangabuçu. Além da capacidade de colocar a bola nas redes, principal função de qualquer centroavante, o atacante possui qualidades para contrubir de outras maneiras na construção de jogo.

Zé Roberto marcou 16 gols pelo Atlético-GO em 2021. Se tivesse vestido a camisa do Ceará e registrasse os mesmos números, o centroavante terminaria a temporada como artilheiro do time preto e branco. Vina, maior goleador do clube no ano passado, encerrou a participação com 11 tentos, seis deles feitos justamente após a chegada de Tiago Nunes ao comando técnico.

A coluna destaca inicialmente a relevância dos gols marcados por Zé Roberto no Dragão. Os 16 tentos feitos na equipe goiana foram fundamentais para a vitória ou empate nas competições em 2021. O atleta não balançou as redes quando o placar já estava definido.

Em nove oportunidades, o centroavante marcou gols que abriram o placar, resultando em vitórias ou empates do Atlético-GO. Destes, três garantiram triunfos por 1 a 0 sobre Corinthians e Santos, no Brasileirão, e Palestino, na Sul-Americana. (Veja abaixo a lista completa).

Quatro cinco marcados pelo "camisa 9" empataram partidas para o Atlético-GO. Ou seja, o time goiano perdia a partida até o atacante balançar as redes para igualar o marcador.

Neste cenário, Zé Roberto fez os gols que empataram o jogo para o Dragão contra: Grêmio Anápolis, duas vezes no Campeonato Goiano; Bahia e Corinthians na Série A; Athletico-PR, dois confrontos na Copa do Brasil.

O atleta de 28 anos só fez um gol fechando o placar por 2 a 0 sobre o Itumbiara, no Goianão. A partida ainda estava indefinida, quando o centroavante marcou o tento que selou o triunfo do Atlético-GO.

Gols de perna direita e esquerda e de cabeça
Zé Roberto mostrou em 2021 a capacidade de balançar as redes em todos os tipos de oportunidade: seja de pé direito, pé esquerdo ou de cabeça. A preferência do jogador é a perna direita.

O centroavante fez oito gols com o pé direito, cinco com a canhota e três cabeceando. Dos 16 tentos, 15 foram dentro da área e um fora.

Características
O bom posicionamento na área e a capacidade de conclusão de jogadas de forma objetiva, muitas vezes com um toque na bola, são as principais características do atacante. A quantidade de gols dentro da área evidencia a presença do centroavante entre os defensores adversários.

Ele também sabe cumprir bem a função de pivô, algo bastante buscado por Tiago Nunes no sistema de jogo adotado no Ceará. Zé Roberto será importante no funcionamento dos lançamentos diretos ao centroavante para brigar no alto e dar sequência as jogadas.

Como pivô, o atacante pode abrir espaço para infiltrações dos pontas ou do próprio Vina, que atuará como segundo atacante. Em tabelas próximas à área, o próprio centroavante tem capacidade de definir a gol.

O jogador cumprirá funções no Ceará de combate à saída de bola do time rival. Assim como Guto Ferreira, Tiago Nunes trabalha a equipe para dificultar o início das jogadas do adversário, e os atletas do setor ofensivo desempenham papéis importantes na marcação. No Atlético-GO, Zé Roberto executava este tipo de ação e marcou o gol da vitória sobre o Palestino, na Sul-Americana, desta forma.

Os gols de Zé Roberto no Atlético-GO em 2021

Dentro da área: 15 gols de dentro da área
Fora da área: 1 gol
Pé direito: 8 gols
Pé esquerdo: 5 gols
Cabeça: 3 gols

Abriram o placar (9 gols):

Goianão: Grêmio Anápolis, Galvez e Itumbiara

Série A: Juventude (dois jogos), Corinthians e Santos

Sul-Americana: Palestino e Libertad

Empataram a partida (6 gols):

Goianão: Grêmio Anápolis (em dois jogos)

Série A: Corinthians e Bahia

Copa do Brasil: Athletico-PR (em dois jogos)

Fecharam o placar (1 gol):

Goianão: Itumbiara

 

 

 

 

Foto do Lucas Mota

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?