Fortaleza x Ceará: o que está em jogo no primeiro Clássico-Rei de 2022
Lucas Mota é repórter de Esportes de O POVO. Estudou jornalismo na Universidade 7 de Setembro e na Universidad de Málaga (UMA). Ganhou o Prêmio CDL de Comunicação na categoria Webjornalismo e o Prêmio Gandhi de Comunicação na categoria Jornalismo Impresso, e ficou em 2º lugar no Prêmio Nacional de Jornalismo Rui Bianchi
Fortaleza x Ceará: o que está em jogo no primeiro Clássico-Rei de 2022
Coluna analisa o embate entre Tricolor e Alvinegro pela Copa do Nordeste. O que pode representar a vitória e a derrota para cada equipe neste início de temporada?
A temporada engatinha e já tem Clássico-Rei pela frente. Desde 2019, o primeiro embate do ano entre as equipes só termina empatado. Sinto cheiro de tabu quebrado. O ano de 2022 vem aí para frear a sequência de jogos de igualdade. Hoje, a minha aposta é de que tricolores e alvinegros deixarão o Castelão com sentimentos opostos de alegria e tristeza.
O Fortaleza vive melhor momento do que o rival. Não só pelos resultados recentes, mas principalmente pelo que fez em 2021. A equipe começou a temporada encaixada, fruto do entrosamento, da manutenção da maior parte do elenco e do sistema tático consolidado desde o ano passado.
O Ceará ainda está em período de crescimento sob o comando de Tiago Nunes. O time foi bastante reformulado para 2022. O entrosamento chegará com o tempo. O escrete alvinegro também teve problemas de lesão e Covid-19 que atrapalharam a pré-temporada. Para o Clássico-Rei, o treinador terá a maior parte dos principais jogadores do elenco disponível.
Vale ressaltar que quando ficam 11 contra 11, Fortaleza e Ceará mostram equilíbrio nos plantéis. E se tratando de Clássico-Rei é sempre difícil apontar favoritismo, mesmo que este status não signifique nada no momento que a bola rola.
Para o Fortaleza, vencer o Clássico-Rei garante a manutenção do clima de confiança que reina no Pici. O apoio do torcedor a diretoria, comissão técnica e jogadores, no momento, é total. A euforia pela expectativa criada sobre a temporada de 2022 é unanimidade entre os tricolores da arquibancada. Uma derrota para o maior rival não deve causar grandes estragos, mas vai gerar desconforto, que poderá crescer caso haja novos tropeços.
No Ceará, o embate diante do principal adversário pode reestabelecer a conexão com a torcedor, relação que anda um pouco arranhada. Parte da torcida se sentiu frustrada pela expectativa criada sobre a contratação de um camisa 9 de peso. E, para piorar, ainda viu o argentino Silvio Romero, que foi pretendido pelo Vovô, ir para o Pici. Uma derrota no Clássico-Rei aumentará a pressão no Porangabuçu.
No último encontro deu Alvinegro. E foi com larga vantagem. O Ceará dominou o Fortaleza e goleou o rival por 4 a 0 com show de Vina. O camisa 29 balançou as redes duas vezes e foi festejado pela torcida.
O confronto de maior rivalidade do futebol cearense coloca frente a frente, outra vez, Tiago Nunes e Juan Pablo Vojvoda. Eles só duelaram uma vez. Na batalha da prancheta, o "acadêmico", como diz o Homem Mau, deu aula ao argentino.
Novas narrativas serão contadas no Castelão. Que seja um duelo à altura dos momentos dos dois clubes. São os únicos nordestinos na Série A do Campeonato Brasileiro e em competições continentais. O Leão disputará a Libertadores, enquanto Vovô jogará a Sul-Americana.
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.