Logo O POVO+
Mendoza vive protagonismo no Ceará neste início de temporada
Foto de Lucas Mota
clique para exibir bio do colunista

Lucas Mota é repórter de Esportes de O POVO. Estudou jornalismo na Universidade 7 de Setembro e na Universidad de Málaga (UMA). Ganhou o Prêmio CDL de Comunicação na categoria Webjornalismo e o Prêmio Gandhi de Comunicação na categoria Jornalismo Impresso, e ficou em 2º lugar no Prêmio Nacional de Jornalismo Rui Bianchi

Lucas Mota esportes

Mendoza vive protagonismo no Ceará neste início de temporada

O camisa 10 tem sido o protagonista do sistema ofensivo do Vovô e é o artilheiro do elenco com quatro gols
Mendoza é o artilheiro do Ceará em 2022 (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves Mendoza é o artilheiro do Ceará em 2022

O colombiano Steven Mendoza é destaque do Ceará no início da temporada de 2022. Em nove jogos disputados, o atacante já igualou a marca de gols do ano passado, quando fez os mesmos quatro tentos, mas em 43 partidas. O camisa 10 tem sido o protagonista do sistema ofensivo do Vovô e é o artilheiro do elenco.

O jogador é homem de confiança do técnico Tiago Nunes. Em 2022, ele é o único atleta do elenco alvinegro a ter disputado todos os jogos do clube. Dos nove confrontos, o atacante de 29 anos foi titular em oito. O único duelo em que Mendoza saiu do banco foi contra o Atlético-BA, na Copa do Nordeste, quando o treinador do Vovô poupou o time principal.

Entre as estatísticas decisivas, o colombiano ainda tem uma assistência. Na temporada passada, o camisa 10 contribuiu com seis passes para gol. É nítida a evolução de Mendoza desde a chegada de Tiago Nunes ao Ceará, no fim de agosto de 2021. O treinador foi responsável por bancar o atacante, que apresentava irregularidade em campo, e recuperá-lo.

Mesmo sob críticas, Tiago Nunes manteve Mendoza como titular na equipe na Série A. Aos poucos, o jogador foi crescendo de produção. A grande apresentação do atleta sob o comando do treinador aconteceu na goleada por 4 a 0 sobre o Fortaleza. Ele deu três assistências.

Na atual temporada, o atacante vive o protagonismo no elenco e tem sido decisivo. É claro que ainda precisa melhorar em alguns aspectos, como a finalização e o passe. Um dos fatores que contribuiu para o crescimento de Mendoza foi a liberdade dada por Tiago Nunes. Com Guto Ferreira, o colombiano ficava restrito ao lado esquerdo do campo ofensivo.

Com sistema ofensivo móvel implementado por Tiago Nunes, Mendoza pode flutuar pelos dois lados ou infiltrar por dentro. O camisa 10 tem participado mais das jogadas de conclusão e pisado na área.

Em entrevista recente do técnico do Vovô ao O POVO, ele comentou a importância da confiança passada ao jogador. "O treinador tem o papel fundamental de gerar confiança nos atletas, de eles terem a capacidade de errar. Quando você fala em ações ofensivas, são ações de exposição, tem que se expor mais, tentar mais. Quanto mais tenta, maior a chance de errar. Quando o atleta erra é preciso o apoio", disse.

"(Ele) está engajado, tentando superar as próprias marcas. Foi um atleta que em determinado momento da temporada foi vaiado em todo o estádio", completou.

Mendoza é um dos principais investimentos recentes do Ceará. A diretoria apostou nele para ser um dos protagonistas do elenco. Em 2021, o atacante oscilou bastante, mas terminou a temporada de forma positiva. Com o apoio de Tiago Nunes, o jogador tem margem para crescimento e, de fato, se consolidar como peça decisiva em campo.

O colombiano tem a chance de ser decisivo em mais uma partida hoje, quando o Ceará encara o CSA no Castelão.

 

Foto do Lucas Mota

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?