Fortaleza e Ceará na Libertadores e Sula: rivais tradicionais e classificações possíveis
clique para exibir bio do colunista
Lucas Mota é repórter de Esportes de O POVO. Estudou jornalismo na Universidade 7 de Setembro e na Universidad de Málaga (UMA). Ganhou o Prêmio CDL de Comunicação na categoria Webjornalismo e o Prêmio Gandhi de Comunicação na categoria Jornalismo Impresso, e ficou em 2º lugar no Prêmio Nacional de Jornalismo Rui Bianchi
Fortaleza e Ceará na Libertadores e Sula: rivais tradicionais e classificações possíveis
Em comum, cada representante cearense terá pela frente um rival tradicional do futebol argentino. O Tricolor enfrentará o River Plate, enquanto o Alvinegro, o Independiente. São caminhos difíceis, mas a classificação é possível.
Foto: Aurélio Alves/O POVO
Moisés, do Fortaleza, disputa bola com jogadores do Ceará, em Clássico-Rei válido pela Copa do Nordeste.
Fortaleza e Ceará conheceram nesta sexta-feira, 25, os seus grupos e adversários na Libertadores e Sul-Americana. Em comum, cada representante cearense terá pela frente um rival tradicional do futebol argentino. O Tricolor enfrentará o River Plate, enquanto o Alvinegro, o Independiente. São caminhos difíceis, mas a classificação é possível.
O Leão caiu no grupo F com times acostumados a Libertadores. Cabeça de chave e favorito ao título da Libertadores, o River Plate é o time mais forte e principal candidato a líder. Completam o Colo-Colo, do Chile, e Alianza Lima, do Peru.
Na Libertadores, avançam os dois primeiros colocados de cada grupo. Sob o comando de Juan Pablo Vojvoda, o Fortaleza tem condições de duelar com Colo-Colo e Alianza Lima em busca da segunda colocação em meio ao favoritismo do River pela liderança.
Apesar de não garantir a classificação para o mata-mata da Liberta, a terceira posição também seria positiva para o clube do Pici. A colocação garante a ida do Tricolor para a próxima fase da Sul-Americana. O Alianza Lima é o time mais frágil da chave.
Na Sula, o Ceará está num grupo considerado acessível para a classificação, embora tenha o Independiente, maior campeão da Libertadores com sete taças. O que dificulta mais é o regulamento da competição, que dá vaga para a próxima fase apenas para o primeiro colocado.
A chave do Vovô é a G e tem ainda General Caballero, do Paraguai, e Deportivo La Guaira, da Venezuela, clubes com pouco tradição no cenário sul-americano. O Ceará entra forte para brigar pelo primeiro posto com Independiente, que não vive boa fase e só venceu uma em sete partidas na temporada.
O Rey de Copas está em momento de reformulação e passa por crise financeira. O clube argentino perdeu jogadores importantes na janela de transferências, entre eles o próprio Silvio Romero, atualmente no Fortaleza, e Fabricio Bustos, que foi para o Internacional.
O desafio do Ceará, que passa por momento de turbulência, é superar as eliminações precoces no Campeonato Cearense e na Copa do Nordeste. A diretoria decidiu também demitir o técnico Tiago Nunes e busca novo treinador no mercado da bola. O clima é de incertezas no Porangabuçu.
Veja a sequência de jogos de Fortaleza e Ceará:
Tricolor na Liberta: 1ª rodada: Fortaleza x Colo-Colo 2ª rodada: River Plate x Fortalexa 3ª rodada: Fortaleza x Alianza Lima 4ª rodada: Fortaleza x River Plate 5ª rodada: Alianza Lima x Fortaleza 6ª rodada: Colo-Colo x Fortaleza
Alvinegro na Sula: 1ª rodada: Ceará x Independiente 2ª rodada: Deportivo La Guaira x Ceará 3ª rodada: General Cabelleros x Ceará 4ª rodada: Ceará x Deportivo La Guaira 5ª rodada: Ceará x General Cabelleros 6ª rodada: Independiente x Ceará
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.