Logo O POVO+
Dorival Júnior pede coletivo da base do Ceará para observar jogadores
Foto de Lucas Mota
clique para exibir bio do colunista

Lucas Mota é repórter de Esportes de O POVO. Estudou jornalismo na Universidade 7 de Setembro e na Universidad de Málaga (UMA). Ganhou o Prêmio CDL de Comunicação na categoria Webjornalismo e o Prêmio Gandhi de Comunicação na categoria Jornalismo Impresso, e ficou em 2º lugar no Prêmio Nacional de Jornalismo Rui Bianchi

Lucas Mota esportes

Dorival Júnior pede coletivo da base do Ceará para observar jogadores

Na trajetória no futebol brasileiro, o treinador ajudou a revelar vários jovens talentos, entre eles Neymar, Phillipe Coutinho, Gabigol, Éder Militão e Ramires
Dorival comandou primeiro treino à frente do Alvinegro (Foto: Felipe Santos/CearaSC.com)
Foto: Felipe Santos/CearaSC.com Dorival comandou primeiro treino à frente do Alvinegro

O currículo profissional de Dorival Júnior evidencia a atenção às categorias de base. Na trajetória no futebol brasileiro, o treinador ajudou a revelar vários jovens talentos, entre eles Neymar, Philippe Coutinho, Gabigol, Éder Militão e Ramires. No Ceará, a expectativa é de que ele possa aproveitar joias do clube no time principal.

A coluna apurou que Dorival já solicitou à diretoria alvinegra que realize um coletivo de jogadores da base para observá-los. Na coletiva de apresentação, o treinador deixou claro que terá um olhar especial para os jovens talentos do Porangabuçu.

"Se tem um ponto que pode ser destacado da minha comissão técnica é justamente isso. Eu sempre tento valorizar o máximo possível jogadores da casa. Só pra ter ideia, na última Copa do Mundo, dos 25 jogadores (da seleção brasileira), 14 foram iniciados ou receberam a primeira oportunidade dentro dos clubes em que eu estava. Esse é um número expressivo para um treinador ver em 15 anos de carreira", afirmou.

"É isso que eu espero fazer (no Ceará). Desde que naturalmente eu tenha tempo para o desenvolvimento do trabalho. E é isso que eu acredito e que sempre tentei nas equipes que passei", completou.

Tiago Nunes não deu tanta atenção à base na passagem pelo Ceará. A situação dos jovens atletas não despertava interesse na rotina do treinador, conforme apurou a coluna.

Conforme o último ranking divulgado pelo portal DaBase, em 2021, o Ceará tem a base mais vitoriosa do Nordeste. Foi o segundo ano consecutivo do clube no topo da tabela da região. Entre atletas revelados nas últimas temporadas, destaque para Arthur Cabral e Felipe Jonathan.

De 2020 pra cá, a base alvinegra teve duas convocações para a seleção brasileira sub-17: o meia David e o atacante João Victor. A dupla foi utilizada no profissional em 2021 durante a passagem do técnico Guto Ferreira.

Foto do Lucas Mota

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?