Por que o Ceará escolheu Marquinhos Santos para substituir Dorival Júnior
Lucas Mota é repórter de Esportes de O POVO. Estudou jornalismo na Universidade 7 de Setembro e na Universidad de Málaga (UMA). Ganhou o Prêmio CDL de Comunicação na categoria Webjornalismo e o Prêmio Gandhi de Comunicação na categoria Jornalismo Impresso, e ficou em 2º lugar no Prêmio Nacional de Jornalismo Rui Bianchi
Por que o Ceará escolheu Marquinhos Santos para substituir Dorival Júnior
A coluna conversou com o presidente do Alvinegro, Robinson de Castro, que contou os critérios usados na contratação do novo treinador, que terá desafios como manter a evolução do time, buscar a permanência na Série A e as classificações na Sul-Americana e Copa do Brasil
O técnico Marquinhos Santos foi o escolhido pela diretoria do Ceará para substituir Dorival Júnior no comando da equipe. A coluna conversou com o presidente do Alvinegro, Robinson de Castro, que contou os critérios usados na contratação do novo treinador, que terá desafios como manter a evolução do time, buscar a permanência na Série A e as classificações na Sul-Americana e Copa do Brasil.
De acordo com o dirigente do Vovô, o clube buscou no mercado um treinador que mantivesse o bom ambiente construído e deixado por Dorival Júnior. O nome do técnico não teve grande rejeição da torcida, algo que poderia interferir na relação de apoio da arquibancada ao time do Porangabuçu.
Outro ponto relevante é a capacidade de manter o trabalho implementado por Dorival Júnior sem grandes mudanças. "É procurar seguir a mecânica do time, dá continuidade. Queríamos um treinador que viesse sem fazer uma disrupção", contou Robinson de Castro à coluna.
Marquinhos Santos enfrentou situação semelhante na temporada passada, quando Vagner Mancini pediu demissão do América-MG para assumir o Grêmio. Na ocasião, o treinador levou o Coelho até a vaga inédita na pré-Libertadores via Série A, carimbando a melhor campanha do clube. Na sequência, o técnico também conseguiu a classificação para a fase de grupos do torneio continental.
Quando a diretoria bateu o martelo quanto ao nome de Marquinhos Santos, o acerto ocorreu de forma rápida. No primeiro contato, os dirigentes ouviram o "sim" de imediato do técnico. Ele desembarca no Porangabuçu nesta terça-feira.
CONHECIMENTO DO ELENCO
Uma preocupação dos dirigentes na escolha do treinador era de que o novo comandante já tivesse conhecimento do elenco. Na conversa com a diretoria, Marquinhos Santos elogiou bastante o grupo de jogadores e já trabalhou com alguns atletas importantes do plantel. Entre eles, o meia-atacante Vina, que foi treinado no início da carreira por Marquinhos no Coritiba.
Outro que trabalhou com o novo treinador alvinegro foi Matheus Peixoto. O atacante fez parceria com Marquinhos Santos no Juventude, no primeiro semestre de 2021. O técnico apostou na titularidade do centroavante, que viveu a melhor temporada da carreira.
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.