Cebolinha: de craque da final da Copa América 2019 a esquecido por Tite
clique para exibir bio do colunista
Lucas Mota é repórter de Esportes de O POVO. Estudou jornalismo na Universidade 7 de Setembro e na Universidad de Málaga (UMA). Ganhou o Prêmio CDL de Comunicação na categoria Webjornalismo e o Prêmio Gandhi de Comunicação na categoria Jornalismo Impresso, e ficou em 2º lugar no Prêmio Nacional de Jornalismo Rui Bianchi
Cebolinha: de craque da final da Copa América 2019 a esquecido por Tite
Após a Copa América 2021, o atacante cearense perdeu espaço na seleção brasileira. A ida do jogador para o Benfica não saiu como o esperado e ele retornou ao Brasil em 2022 para jogar pelo Flamengo
Foto: AFP
Everton Cebolinha foi um dos destaque da Canarinho na Copa América 2019
Na ocasião, a seleção não tinha à disposição o seu principal jogador, Neymar, cortado por lesão. Havia uma desconfiança antes do torneio se o Brasil teria condições de render sem o camisa 10, num momento em que se falava de "Neymardependência".
Cebolinha iniciou a campanha do Brasil na Copa América 2019 no banco de reservas, mas se destacou rapidamente. Nas duas primeiras partidas, ele saiu do banco e ajudou a melhorar o desempenho da equipe, marcando um gol.
A partir da terceira partida, o ex-Fortaleza já tinha ganhado a confiança de Tite e se tornado titular da equipe. O atacante supriu a ausência de Neymar, atuando aberto pela esquerda, e comandou o setor ofensivo brasileiro. Cebolinha encerrou a trajetória na competição com três gols e uma assistência.
Valorizado, passou a ser nome frequente na seleção. No Grêmio, as atuações de destaque continuavam. Everton terminou a temporada de 2019 com 57 jogos, 20 gols e oito assistência pelo clube gaúco.
Depois de uma temporada mágica, o cearense foi vendido pelo Grêmio ao Benfica em agosto de 2020 por 20 milhões de euros. A passagem pelo clube português, a primeira experiência do jogador na Europa, foi frustrante.
Na temporada de estreia no Benfica, Cebolinha disputou 48 jogos, 35 como titular, marcou oito gols e deu dez assistências. O atacante, comandado por Jorge Jesus na época, não conseguiu levar a equipe a nenhum título e ainda acabou eliminado nas qualificatórias da Champions League.
Os números do cearense diminuíram na temporada seguinte 2021/2022. Ele disputou 47 jogos, sendo 31 como titular, marcou sete gols e deu sete assistências.
Atuando pelo Benfica, Cebolinha ainda foi chamado por Tite para a Copa América 2021. Em seis jogos, o cearense foi titular em quatro, inclusive na final contra a Argentina.
Esquecimento
Na sequência de convocações, o atacante ex-Grêmio foi esquecido por Tite e viu outros jovens atacantes ganhando espaço, como Rodrygo, Vinicius Junior, Raphinha, Martinelli e Antony.
Em junho de 2022, Cebolinha foi vendido pelo Benfica ao Flamengo por 13,5 milhões de euros. No clube carioca, o atleta ainda busca espaço na equipe titular. Ele participou de 29 jogos, apenas 14 no time principal, e foi campeão da Libertadores e da Copa do Brasil. O camisa 19 do Rubro-Negro marcou três gols e deu quatro assistências.
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.