Favoritismo, revanche e zebra no mata-mata da Copa do Nordeste
clique para exibir bio do colunista
Lucas Mota é repórter de Esportes de O POVO. Estudou jornalismo na Universidade 7 de Setembro e na Universidad de Málaga (UMA). Ganhou o Prêmio CDL de Comunicação na categoria Webjornalismo e o Prêmio Gandhi de Comunicação na categoria Jornalismo Impresso, e ficou em 2º lugar no Prêmio Nacional de Jornalismo Rui Bianchi
Favoritismo, revanche e zebra no mata-mata da Copa do Nordeste
Segundo e terceiro colocados do grupo A do Nordestão, Fortaleza e Ferroviário se enfrentam hoje, às 16h30min. O Ceará, líder do grupo B, entra em campo amanhã, às 18 horas, para encarar o Sergipe, que terminou em quarto na mesma chave
Foto: FERNANDA BARROS
Fortaleza e Ferroviário se enfrentam nas quartas de final da Copa do Nordeste 2023
Começa hoje a saga dos clubes cearenses no mata-mata da Copa do Nordeste. Ceará e Fortaleza largam com favoritismo na busca por mais uma final de Lampions, enquanto o Ferroviário corre por fora sob o status de "zebra". O trio do Estado ficou do mesmo lado do chaveamento, incluindo o Clássico das Cores nas quartas de final.
Segundo e terceiro colocados do grupo A do Nordestão, Fortaleza e Ferroviário se enfrentam hoje, às 16h30min. O Ceará, líder do grupo B, entra em campo amanhã, às 18 horas, para encarar o Sergipe, que terminou em quarto na mesma chave. Os vencedores destes confrontos se encontram na semifinal.
No embate local, o Tricolor do Pici ostenta o favoritismo contra o velho conhecido rival. Depois da queda na Libertadores para o Cerro Porteño, o Leão se recuperou rápido e aplicou duas goleadas em sequência, uma delas sobre o próprio Ferroviário, por 4 a 0, que eliminou o Tubarão no Estadual e garantiu a vaga na final para os comandados de Juan Pablo Vojvoda.
O Fortaleza chega embalado pelas duas vitórias recentes e pelo bom momento de Juan Martín Lucero. O argentino marcou sete gols nos últimos dez jogos e já divide a artilharia do elenco com Galhardo.
Em situação contrária, o Ferroviário sentiu o desgaste do calendário e caiu de produção. São quatro jogos sem vencer, com um empate e três derrotas seguidas. Além de ser goleado pelo Leão, o time coral foi eliminado da Copa do Brasil pelo Grêmio e derrotado pelo Náutico na última rodada da Lampions.
A esperança de uma classificação histórica recai sobre a dupla Ciel e Erick Pulga. Juntos, eles marcaram 19 gols na temporada, mas passaram em branco nos últimos quatro jogos, quando a equipe não conseguiu mais nenhuma vitória. O sentimento no clube da Barra do Ceará é de revanche. O pênalti dado ao Fortaleza e a expulsão de Éder Lima, que mudaram os rumos da semifinal no Estadual, não foram esquecidos pelo escrete coral.
Em teoria, o Ceará tem um caminho mais fácil para alcançar a semifinal do Nordestão. O Sergipe, embora tenha surpreendido na Lampions, é uma equipe que ainda está distante tecnicamente do Alvinegro. O Vovô não deve ter dificuldades para avançar.
Entretanto, todo cuidado é pouco. Entrar de "salto alto" diante dos sergipanos pode comprometer uma classificação considerada fácil. O torcedor mais desconfiado ainda tem fresco na memória a eliminação vexatória para o CRB no Castelão, nos pênaltis, nas quartas de final do Nordestão em 2022.
Os duelos das quartas de final e semifinal da competição regional são disputados em jogos únicos. Em caso de empate no tempo regulamentar, o confronto será decidido nos pênaltis. Façam suas apostas.
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.