Fortaleza mereceu muito o penta: projeto, dedicação e eficiência
clique para exibir bio do colunista
Lucas Mota é repórter de Esportes de O POVO. Estudou jornalismo na Universidade 7 de Setembro e na Universidad de Málaga (UMA). Ganhou o Prêmio CDL de Comunicação na categoria Webjornalismo e o Prêmio Gandhi de Comunicação na categoria Jornalismo Impresso, e ficou em 2º lugar no Prêmio Nacional de Jornalismo Rui Bianchi
Fortaleza mereceu muito o penta: projeto, dedicação e eficiência
Penta premia a dedicação e o comprometimento dos elencos montados a cada temporada. Os jogadores e as comissões técnicas (nas duas primeiras conquistas com Rogério Ceni e nas seguintes com Vojvoda) entenderam a importância do Estadual para o Tricolor
Foto: FÁBIO LIMA
FORTALEZA, CE, BRASIL,07.04.2023: Final do campeonato cearense, Fortaleza vs Ceará, arena Castelão.
O penta conquistado pelo Fortaleza no último domingo coroa o projeto e o planejamento traçado pela diretoria ano a ano. Premia a dedicação e o comprometimento dos elencos montados a cada temporada. Os jogadores e as comissões técnicas (nas duas primeiras conquistas com Rogério Ceni e nas seguintes com Vojvoda) entenderam a importância do Estadual para o Tricolor, se comprometeram e priorizaram a busca pelos títulos no Cearense.
A construção do Fortaleza da hegemonia no "manjadinho" teve o maior rival Ceará pelo caminho em quatro decisões. É importante ressaltar que de 2019 a 2023, período do trajeto até o penta, o Alvinegro esteve na elite do futebol nacional por quatro temporadas e teve orçamentos e investimentos semelhantes. Exceto neste ano, quando a equipe do Porangabuçu disputará a Série B e sofreu impacto na parte financeira.
Nesta última conquista, o Fortaleza precisou se superar para bater o competitivo Ceará. Depois de três derrotas seguidas e eliminação no Nordestão, Vojvoda se viu obrigado a ajustar o time para carimbar mais um título. Nos bastidores, a diretoria soube gerenciar os tropeços diante do maior rival e manter o elenco motivado e confiante.
Sobre o elenco, o principal destaque é Caio Alexandre. Joga muita bola. Tem sido a alma do time dentro de campo. Vive o melhor momento da carreira. O grupo de jogadores formado para 2023 é robusto e sobra em qualidade. Lucero, principal contratação do clube, foi decisivo mais uma vez e é o artilheiro do futebol cearense com 12 gols.
Calebe, contratação mais cara da história do clube junto ao Renato Kayzer pelo valor de R$ 6 milhões, chegou sob desconfiança e questionamentos se valia tudo isso. E foi justamente dos pés dele que saiu o gol do penta.
O meia-atacante está eternizado nas principais páginas da história do clube do Pici. Tem apenas 22 anos e muito talento.
Entrevistei o presidente do Fortaleza, Marcelo Paz, após a conquista do penta. A frase dita por ele resume o que se tornou o Tricolor nos últimos cinco anos. "Quando se faz tudo certo, a bola bate na trave e entra."
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.