Logo O POVO+
Caso Cléber: julgamento até julho, expectativa de pena e retorno ao Ceará
Foto de Lucas Mota
clique para exibir bio do colunista

Lucas Mota é repórter de Esportes de O POVO. Estudou jornalismo na Universidade 7 de Setembro e na Universidad de Málaga (UMA). Ganhou o Prêmio CDL de Comunicação na categoria Webjornalismo e o Prêmio Gandhi de Comunicação na categoria Jornalismo Impresso, e ficou em 2º lugar no Prêmio Nacional de Jornalismo Rui Bianchi

Lucas Mota esportes

Caso Cléber: julgamento até julho, expectativa de pena e retorno ao Ceará

Em caso de condenação, o período em que Cléber está afastado até agora pode ser deduzido da pena. A punição base para o uso da substância proibida detectada na urina do jogador é de 2 anos
Atacante Cléber, do Ceará, está afastado desde dezembro de 2022 (Foto: Felipe Santos/CearaSC.com)
Foto: Felipe Santos/CearaSC.com Atacante Cléber, do Ceará, está afastado desde dezembro de 2022

A defesa do atacante Cléber, do Ceará, acredita que até julho saia uma decisão de primeira instância sobre o caso de doping envolvendo o jogador de 26 anos, conforme apurou a coluna. O exame antidoping realizado com o atleta em novembro de 2022 flagrou a substância proibida proibida tamoxifeno.

Desde dezembro passado, o atleta assumiu o cumprimento de uma pena provisória de afastamento enquanto não é julgado pelo Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem. Impedido de exercer suas funções no clube, ele tem treinado em particular.

Em caso de condenação, o período em que Cléber está afastado até agora pode ser deduzido da pena. A punição base para o uso da substância proibida detectada na urina do jogador é de 2 anos.

Entretanto, a defesa do atacante vai trabalhar elementos que possam diminuir o grau de culpabilidade. Para defendê-lo, Cléber contratou o escritório Bichara e Motta, um dos mais renomados da área do Direito Desportivo com atuações em operações envolvendo Neymar e Gabriel Medina.

Caso Cléber: expectativa de pena

Em entrevista exclusiva ao O POVO há cerca de três semanas, o presidente do Ceará, João Paulo Silva, revelou que conversou com a advogada de Cléber e a expectativa de pena para o jogador.

"Conversei com a advogada que está no processo dele, que foi contratada por ele. Ela me falou que o julgamento deve ocorrer agora no meio do ano. A expectativa dela é que ele pegue só seis meses. Temos que aguardar e ver o que será feito. A defesa está pronta. Ele está treinando, não pode se apresentar ao clube. Vamos esperar o que vai acontecer", afirmou o dirigente alvinegro.

Caso o centroavante tenha uma punição de seis meses e haja dedução da pena pelo período afastado, é possível que ele já fique disponível para retornar aos gramados. O atleta soma quase seis meses sem jogar uma partida profissional.

Procurado pela coluna, o escritório Bichara e Motta preferiu não comentar sobre a expectativa da pena para Cléber.

Após o julgamento em primeira instância, há possibilidade de recurso por parte da defesa do jogador, da Procuradoria e da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD).

Segundo o nutricionista Mateus Melo, o tamoxifeno é uma popularmente utilizado em tratamento contra o câncer de mama. Contudo, o medicamento também pode ser usado para ganhos em práticas esportivas.

Foto do Lucas Mota

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?