Logo O POVO+
Estilo de jogo fica de lado, e Ceará espera um time consistente com Guto Ferreira
Foto de Lucas Mota
clique para exibir bio do colunista

Lucas Mota é repórter de Esportes de O POVO. Estudou jornalismo na Universidade 7 de Setembro e na Universidad de Málaga (UMA). Ganhou o Prêmio CDL de Comunicação na categoria Webjornalismo e o Prêmio Gandhi de Comunicação na categoria Jornalismo Impresso, e ficou em 2º lugar no Prêmio Nacional de Jornalismo Rui Bianchi

Lucas Mota esportes

Estilo de jogo fica de lado, e Ceará espera um time consistente com Guto Ferreira

Mais do que uma ideia tática, a cúpula alvinegra quer resultado e desempenho satisfatórios. Seja como for, o que se espera do Vovô é de uma equipe consistente para buscar as vitórias na Série B
Tipo Opinião
Guto Ferreira é apresentado oficialmente como novo técnico do Ceará (Foto: Felipe Santos/Ceará SC)
Foto: Felipe Santos/Ceará SC Guto Ferreira é apresentado oficialmente como novo técnico do Ceará

O Ceará resolveu apostar em Guto Ferreira para reorganizar o time em busca do principal objetivo da temporada: o acesso para a Série A. Dentre os nomes de treinadores disponíveis no mercado que pudessem assumir o Vovô, a diretoria foi atrás da escolha mais segura para o momento do clube.

A pressão vinda das arquibancadas, atrelada ao péssimo desempenho em campo do Ceará, foram cruciais para a queda de Eduardo Barroca. Diante do contexto da pausa da Data Fifa, quando se esperava a evolução da equipe no retorno, a realidade apresentada diante do Sampaio Corrêa e do Avaí foi o ponto final para a frustrante passagem de Barroca no Porangabuçu.

A ideia de jogo propositivo ficou de lado agora. Mais do que uma ideia tática, a cúpula alvinegra quer resultado e desempenho satisfatórios. Seja como for, o que se espera do Vovô é de uma equipe consistente para buscar as vitórias na Série B.

Dentre as principais qualidades do trabalho de Guto Ferreira está a capacidade de armar um bom sistema defensivo. Em sua primeira passagem pelo clube, em 2020, "Gordiola" priorizou arrumar a defesa inicialmente para ajustar gradativamente outros setores e construir uma forma equilibrada de atuar.

O treinador paulista gosta do jogo de transição. Geralmente, as equipes sob o comando de Guto fecham bem os espaços na defesa e acionam uma rápida movimentação, de maneira objetiva com poucos toques, para chegar ao campo de ataque.

E dentro desta ideia de jogo, o Ceará viveu seu melhor momento na temporada em termos de desempenho. O sistema tático montado por Gustavo Morínigo, entre janeiro e abril, tinha bastantes elementos com os quais Guto gosta de trabalhar. A transição na época do treinador paraguaio era um dos pontos fortes da equipe do Porangabuçu.

A brusca ruptura no estilo de jogo acabou prejudicando o desenvolvimento do escrete alvinegro. A tentativa de transformar o Ceará em um time propositivo com Barroca freou qualquer tipo de evolução. O elenco não conseguiu se adaptar a uma proposta de maior posse de bola.

Guto chega empolgado em seu retorno. Na primeira passagem, em meio à pandemia, fez um bom trabalho, incluindo o bi na Copa do Nordeste e classificação para a Sul-Americana entre os principais feitos, mas não teve a oportunidade de presenciar a torcida alvinegra no estádio.

O primeiro desafio de "Gordiola" já é diante do melhor mandante da Série B, o Sport. Sem tempo para treinar adequadamente, Guto deve trazer um Ceará a campo com poucas mudanças. O que se espera do Vovô a longa prazo com o treinador é um time forte defensivamente e com uma transição afiada.

Foto do Lucas Mota

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?