Lucas Mota é repórter de Esportes de O POVO. Estudou jornalismo na Universidade 7 de Setembro e na Universidad de Málaga (UMA). Ganhou o Prêmio CDL de Comunicação na categoria Webjornalismo e o Prêmio Gandhi de Comunicação na categoria Jornalismo Impresso, e ficou em 2º lugar no Prêmio Nacional de Jornalismo Rui Bianchi
Fortaleza encara o Palmeiras neste sábado, enquanto o Ceará enfrenta o Juventude neste domingo
Foto: Cesar Greco/Palmeiras
Atacante Lucero e zagueiro Luan disputam lance no jogo Fortaleza x Palmeiras, na Arena Castelão, pela Copa do Brasil 2023
Fortaleza e Ceará entram em campo neste fim de semana. O Tricolor visita o Palmeiras em São Paulo com a possibilidade de terminar a rodada no G4 da Série A. Enquanto isso o Vovô viaja até Caxias do Sul para enfrentar o Juventude e pode terminar o primeiro turno da Série B a dois pontos de distância para a zona de acesso.
O embate no Allianz Parque, casa do Alviverde, hoje, às 16 horas, marca o reencontro entre as duas equipes na temporada. Foram dois jogos em 2023 pela Copa do Brasil, que resultou na eliminação dos cearenses. A partida de ida, em São Paulo, ficou marcada por polêmicas de arbitragem e pela vitória do Palmeiras por 3 a 0. Na volta, no Castelão, o Leão venceu por 1 a 0.
Encarar o Palmeiras como mandante é sempre uma missão difícil. Nos últimos seis confrontos na casa do adversário, o Fortaleza só venceu uma vez, em 2021. E Vojvoda ainda tem duas ausências de peso: Thiago Galhardo e Caio Alexandre estão suspensos e não jogam.
É difícil projetar quem serão os substitutos no time titular em meio à imprevisibilidade de Vojvoda. Acredito que Sasha pode entrar no lugar de Caio. A ausência de Galhardo pode provocar uma mudança no esquema com a entrada de um ponta. Desta forma, o time atuaria com três atacantes com dois extremos definidos e um centroavante, no caso Lucero.
A vitória sobre o Vila Nova, então líder da Série B, renovou a confiança da torcida alvinegra e virou combustível para o time engrenar na Série B. O Vovô completou três partidas de invencibilidade sob o comando de Guto Ferreira.
O técnico do Vovô também tem desfalques importantes. Principal jogador da equipe, artilheiro e garçom, Erick está suspenso pelo terceiro cartão amarelo e fica de fora. Além dele, os volantes Willian Maranhão e Zé Ricardo, a dupla titular da partida passada, serão ausências pelo mesmo motivo. Chay não viajou, mas o clube não divulgou o motivo.
No jogo contra o Vila, Guto finalmente mudou a zaga e viu uma defesa mais segura com Luiz Otávio e David Ricardo. Que mantenha assim. Sem os volantes titulares, Gordiola deve lançar Caíque e Richardson, assim como Jean Carlos na vaga de Chay. No ataque, a melhor opção seria ter Janderson e Pedrinho, ou Erick Pulga, nas pontas. Só não pode inventar novamente com Hygor Cléber.
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.