Logo O POVO+
Botafogo, de Tiquinho e Segovinha, encantou meu filho Bento
Foto de Lucas Mota
clique para exibir bio do colunista

Lucas Mota é repórter de Esportes de O POVO. Estudou jornalismo na Universidade 7 de Setembro e na Universidad de Málaga (UMA). Ganhou o Prêmio CDL de Comunicação na categoria Webjornalismo e o Prêmio Gandhi de Comunicação na categoria Jornalismo Impresso, e ficou em 2º lugar no Prêmio Nacional de Jornalismo Rui Bianchi

Lucas Mota esportes

Botafogo, de Tiquinho e Segovinha, encantou meu filho Bento

Eis que apresentei as canções da torcida do Fogo dedicadas a Segovinha e a Tiquinho Soares. E ganhou por completo o Bentinho. Ele ama
Tipo Opinião
Tiquinho Soares é o artilheiro do Botafogo no Brasileirão 2023 (Foto: Vítor Silva/Botafogo)
Foto: Vítor Silva/Botafogo Tiquinho Soares é o artilheiro do Botafogo no Brasileirão 2023

O Botafogo é o time da vez no futebol brasileiro. Quem já não ouviu a música "chiclete" do xodó do torcedor botafoguense, o paraguaio Matías Segovia, carinhosamente apelidado de "Segovinha"? Ou a canção "Hoje tem gol do Tico", dedicada ao artilheiro do Fogo, Tiquinho Soares? Se ainda não conferiu, vá atrás.

A onda viral do Botafogo nas redes sociais não só me encantou, como encantou o meu filho também. Meu pequeno Bento, de 5 anos, ainda não tem esse entendimento do que é torcer por um clube de futebol. Mas o Alvinegro Carioca se coloca como forte candidato a "roubar" o coração do neto da Liduina e da Beth, avós queridas.

A paixão pelo futebol é algo que se constrói, muitas vezes, desde a infância. Deixo ele livre para descobrir o esporte e o despertar de torcedor. O Botafogo hoje é quem mais tem cativado Bento. Outrora foi Richarlison, o Pombo, quem mexeu com o imaginário do meu filho.

Comemorações também encantam o pequeno Bento. No "rachinha" na sala de casa saem muitas vibrações inspiradas nos grandes jogadores do futebol mundial. A dancinha do Pombo, o pulinho com o grito "sí" de Cristiano Ronaldo e a careta de Neymar fazem parte do repertório do Ben no momento que a bola atravessa o corredor da sala para os quartos, que fazemos de conta ser o gol defendido por mim.

Na escolinha de futsal, ele brinca comigo de fazer a chamada "Alô, pai", numa pequena adaptação da comemoração de Gabriel Jesus, após balançar as redes. Eu retribuo com a mão na orelha: "Alô, filho".

Mas voltando ao Botafogo. Bento é uma criança muito musical. Ouvimos em todo o percurso de casa até a escola o sucesso "Everybody Wants To Rule The World", do Tears For Fears, em modo repeat. Eis que apresentei as canções da torcida do Fogo dedicadas a Segovinha e a Tiquinho Soares. E ganhou por completo o Bentinho. Ele ama.

Quando vamos jogar bola, ele já pede para tocar. Fica animado, dança e comemora com toda a energia de seus 5 anos.

Cheguei à escola dele nestes dias e ele me cumprimentou com a frase: "Hoje tem gol do Tico, Tico, Tico". E fez um pedido: "Pai, quero a camisa do Botafogo". É o jeito atender este desejo.

Quem sabe, o Botafogo vai mesmo ganhar um novo torcedor. A ver. Hoje assistiremos juntos a Botafogo x Internacional.

Foto do Lucas Mota

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?