Artilheiros de Fortaleza e Ceará para ficar de olho na Copinha
clique para exibir bio do colunista
Lucas Mota é repórter de Esportes de O POVO. Estudou jornalismo na Universidade 7 de Setembro e na Universidad de Málaga (UMA). Ganhou o Prêmio CDL de Comunicação na categoria Webjornalismo e o Prêmio Gandhi de Comunicação na categoria Jornalismo Impresso, e ficou em 2º lugar no Prêmio Nacional de Jornalismo Rui Bianchi
Artilheiros de Fortaleza e Ceará para ficar de olho na Copinha
Destaco centroavantes de Fortaleza e Ceará para ficar de olho na Copinha: Iarley e Pablo. A dupla comandou o ataque de suas equipes e terminou a temporada na artilharia dos clubes
Foto: FPF / Divulgação
A competição é conhecida por revelar jogadores das categorias de base que saíram da Copinha para o elenco principal de seus clubes.
Fim de ano chegando, futebol profissional brasileiro de férias e os talentos da base vão entrar em campo. A chegada de 2024 marca também o início da Copa São Paulo de Futebol Júnior. É um momento de parar e observar novas joias dos clubes cearenses.
Destaco aqui, na minha última coluna de 2023, centroavantes de Fortaleza e Ceará para ficar de olho na Copinha: Iarley e Pablo. A dupla comandou o ataque de suas equipes e terminou a temporada na artilharia dos clubes.
Iarley, de 20 anos, fez 18 gols em 26 jogos pelo sub-20 tricolor em 2023. O camisa 9 chega com moral para o torneio mais visado das categorias de base do futebol brasileiro. A Copinha é a principal vitrine do começo de temporada para os jovens talentos, principalmente porque não há concorrência com o calendário profissional. O jovem centroavante do Leão foi o artilheiro do Campeonato Cearense Sub-20, com 15 gols marcados.
Pablo, 19 anos, anotou 14 tentos em 24 partidas pelo sub-20 alvinegro neste ano. É o segundo ano consecutivo que o camisa 9 do Vovô fecha a temporada na artilharia da sua categoria. Em 2022, ele balançou 23 vezes as redes em 24 jogos.
O atacante do Alvinegro foi o vice-artilheiro do Estadual, com 11 gols, e terminou com o título conquistado diante do maior rival, Fortaleza.
Na final, inclusive, o duelo particular de artilheiros terminou empatado. Fortaleza e Ceará ficaram no empate em 1 a 1 no tempo regulamentar, com gols marcados por Iarley e Pablo. Nos pênaltis, o Vovô bateu o Leão por 4 a 3 para ficar com a taça do Campeonato Cearense.
Na Copinha, o Ceará integra o Grupo 8, com Gama, Lemense e Rondoniense. Já o Fortaleza está na Chave 11, com Castanhal, CRB e Vila Operária.
O Leão chega para a atual edição buscando repetir ou ultrapassar o feito histórico da campanha no torneio em 2023, quando avançou até as quartas de final. Esta é a melhor participação do clube na Copa SP de Futebol Jr. Já o Vovô quer dar a volta por cima após a decepcionante campanha em 2023, quando sofreu três derrotas na fase de grupos e foi eliminado precocemente.
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.