Futebol cearense 2025: promessas, incertezas e espera por respostas em campo
Lucas Mota é editor-chefe de Esportes do O POVO e da rádio O POVO CBN. Estudou jornalismo na Universidade 7 de Setembro e na Universidad de Málaga (UMA). Ganhou o Prêmio CDL de Comunicação na categoria Webjornalismo e o Prêmio Gandhi de Comunicação na categoria Jornalismo Impresso, e ficou em 2º lugar no Prêmio Nacional de Jornalismo Rui Bianchi
Futebol cearense 2025: promessas, incertezas e espera por respostas em campo
As primeiras partidas dos dois pesos pesados do futebol cearense são carregadas de expectativas e curiosidade
A temporada do futebol cearense será aberta oficialmente hoje, com o início do Estadual, incluindo a estreia do Ceará em jogo diante do Tirol. O Fortaleza, nos Estados Unidos, realiza dois amistosos, um hoje e outro amanhã, na fragilizada Orlando Cup, que não entregou o prometido.
As primeiras partidas dos dois pesos pesados do futebol cearense são carregadas de expectativas e curiosidade. É natural; é o momento de ver em campo as novas caras. É também aquele período de conclusões precipitadas, seja do pessimista ou do emocionado.
A verdade é que os primeiros jogos do ano não definem nada. Os clubes ainda estão em ritmo de pré-temporada. As partidas servem mais para esquentar o motor. Mais adiante, saberemos se de uma lata-velha ou de um possante.
Com 12 reforços anunciados e outros encaminhados, o Ceará começa o ano com alguns pontos de interrogação sobre a força do elenco. O torcedor ainda olha desconfiado. É o ver para crer. Também pudera, com as saídas de peças importantes. Os dois melhores atacantes do time que conquistou o acesso, Erick Pulga e Saulo Mineiro, foram negociados e deixaram o clube.
O melhor zagueiro do Alvinegro, David Ricardo, está com um pé fora de Porangabuçu. O destino mais provável é o Botafogo. Negociações estão em curso, com detalhes sendo alinhados antes do desfecho esperado de transferência.
Confesso meu receio sobre o setor ofensivo do Ceará. É inegável que o escrete preto e branco ganhou mais opções de ataque que possam ser utilizadas. Mas falta a peça fundamental: o centroavante, o fazedor de gols, aquele capaz de elevar a confiança da torcida. Por enquanto, antes de a bola rolar, o sentimento é mais de desconfiança do que de entusiasmo.
Quem é o "cara" do ataque do Ceará hoje? Não sei.
No Fortaleza, movimentos mais discretos. O elenco que terminou 2024 no G-4 da Série A e com a vaga direta na Libertadores já é forte. É normal que a diretoria tenha buscado peças pontuais no mercado. A expectativa maior é para acompanhar a estreia, mesmo que em amistoso, de Pol Fernández com a camisa do Tricolor. O argentino chegou com "pompa" de craque, empolgou a torcida e terá cobrança à altura.
Os reforços para a zaga, embora ainda não anunciados oficialmente, estão encaminhados e geram discordância entre os tricolores. David Luiz, 37 anos, pode ajudar? Já analisei em outra coluna a contratação do defensor, mas qual será o tempo de contrato? Três anos, como especulado recentemente, é tempo demais.
O jovem Gastón Ávila, de 23 anos, terá a chance de passar de eterna promessa a realidade e ser protagonista na zaga do Leão. Impressiona o investimento feito pelo Ajax de 12,5 milhões de euros no jogador, que nunca se firmou por lá e foi atrapalhado por lesões sérias. Inclusive, desde dezembro de 2023 ele não atua devido a uma contusão. Vai vingar no Pici?
Sobram perguntas. As respostas serão dadas ao longo da temporada. Que bom que o futebol cearense está de volta. O ano, de fato, começou.
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.