Bastidor da negociação: a viagem que selou a chegada de Pedro Raul ao Ceará
clique para exibir bio do colunista
Lucas Mota é editor-chefe de Esportes do O POVO e da rádio O POVO CBN. Estudou jornalismo na Universidade 7 de Setembro e na Universidad de Málaga (UMA). Ganhou o Prêmio CDL de Comunicação na categoria Webjornalismo e o Prêmio Gandhi de Comunicação na categoria Jornalismo Impresso, e ficou em 2º lugar no Prêmio Nacional de Jornalismo Rui Bianchi
Bastidor da negociação: a viagem que selou a chegada de Pedro Raul ao Ceará
Um dos fatores decisivos para o acerto foi a ida do executivo de futebol do Vovô, Lucas Drubscky, a São Paulo para conversar pessoalmente com Pedro Raul
Foto: RODRIGO COCA/AGÊNCIA CORINTHIANS
Cedido pelo Corinthians, Pedro Raul é o novo centroavante do Ceará
O Ceará apostou em Pedro Raul, 28, para comandar o ataque da equipe na temporada 2025. A diretoria foi criteriosa ao mapear o mercado em busca de um centroavante, mas não mediu esforços quando definiu seu alvo para reforçar o setor ofensivo alvinegro.
Um dos fatores decisivos para o acerto foi a ida do executivo de futebol do Vovô, Lucas Drubscky, a São Paulo para conversar pessoalmente com Pedro Raul, conforme apurou a coluna. O encontro aconteceu antes da estreia do Ceará na Copa do Brasil contra o Sergipe, em Aracaju.
Da capital sergipana, Drubscky viajou para São Paulo e apresentou o projeto do Alvinegro diretamente ao centroavante do Corinthians. A coluna apurou que o atacante gostou de imediato da possibilidade de transferência, enxergando no Ceará uma oportunidade de recuperar o bom futebol.
Antes do contato direto entre dirigente e jogador, o Ceará já havia iniciado as tratativas com o Corinthians. Os dois clubes mantêm boa relação e acertaram dividir os salários do atacante durante o empréstimo, que vai até o fim da temporada 2025.
Antes de Pedro Raul, outros quatro jogadores fizeram o caminho do Corinthians para o Ceará recentemente. O zagueiro João Pedro Tchoca se destacou na reta final da Série B vestindo a camisa do Vovô e retornou ao Timão, onde atualmente briga por titularidade. O lateral-direito Rafael Ramos, o meio-campista Matheus Araújo e o atacante Pedro Henrique também estão no elenco alvinegro, vindos do clube paulista.
Foco no mercado agora é um volante
Com a chegada de Pedro Raul, o Ceará não pretende contratar outro centroavante nesta primeira janela de transferências, que se encerra nesta sexta-feira, 28, conforme apurou a coluna. O foco agora está na busca por mais um volante para reforçar o elenco de Léo Condé, que atualmente conta com Richardson, Fernando Sobral, Lourenço e Dieguinho para a posição.
O perfil desejado é de um volante com forte poder de marcação e boa estatura. Nos bastidores, a diretoria segue ativa para fechar uma contratação antes do encerramento da janela. Um dos alvos para o setor é Charles, 28, ex-Ceará e atualmente no Corinthians, segundo apuração do jornalista Sérgio Ponte, da Rádio O POVO CBN.
Por que interromper a busca por centroavante?
A diretoria do Porangabuçu entende que a contratação de Pedro Raul supre a necessidade do setor ofensivo neste momento. Internamente, Aylon conta com a confiança da comissão técnica e da diretoria, sendo visto como uma peça confiável no elenco. Seus números no scout e sua inteligência tática são considerados diferenciais positivos.
Além dos dois, o Ceará conta com Guilherme, centroavante de 19 anos promovido ao profissional nesta temporada após se destacar na Copinha. O atacante é considerado um "achado" do setor de análise de mercado da base, que o identificou após sua boa participação na Copinha de 2024 pelo São Carlense.
O Departamento de Futebol do Vovô entende que uma nova investida no mercado por mais um camisa 9 poderia limitar o espaço da joia da base.
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.