Marbênia Gonçalves Almeida Bastos é professora universitária de Bebidas e Harmonização. Tem Certificação na Wine & Spirit Education Trust. É Sommelière de Vinhos e Cerveja pela Associação Brasileira de Sommelier e Association de la Sommellerie Internationale – ASI. É Sommelière de Chá pelo Instituto CHÁ. Sommelière de diversas Confrarias de Bebidas, em Fortaleza
Foto: FERNANDA BARROS
Para Taiene Righetto, presidente da Abrasel Ceará, o Estado, historicamente, não possui faturamentos excepcionais durante o carnaval
A capital do Ceará é uma das poucas cidades brasileiras que possui a Rota da Cachaça. A iniciativa foi da Secretaria de Turismo de Fortaleza, em parceria com a Abrasel-CE), no intuito de fomentar uma experiência gastronômica e cultural, tendo a cachaça como protagonista.
A ideia inicial foi dedicar a quarta-feira como o dia da cachaça: a Quarta da Cachaça. Os participantes são Arupempa, no Complexo Pirata; Cantinho do Frango; Embaixada da Cachaça; Giz Cozinha Boêmia e Raimundo do Queijo.
O Arupempa oferece "Combos Serranos", com uma cachaça oriunda das Serras do Ceará, e a harmonização apresenta petiscos regionais. O cliente poderá escolher entre o amendoim cearense, o fígado bebum, a calabresa cachaceira, e o camarão alho e óleo no "mé". Tudo isso regado a muito forró, uma tradição no Pirata.
O Cantinho do Frango possui uma Carta de Cachaça generosa, com mais de 450 rótulos. Na Quarta da Cachaça oferece Combos com Cachaças de diferentes regiões do Ceará. Tem a "Rota Mucuripe" com Colonial Tradição e Caldo de Feijão; a "Rota Alucinação" traz a cachaça Aviador e bolinhos de feijoada; a "Rota Chão Sagrado" com Ypióca 150 e croquetes de porco; e a "Rota Iracema" com Cedro do Líbano e queijo coalho com melaço.
Na Embaixada da Cachaça há mais de 400 rótulos para venda e aproximadamente 60 opções
de rótulos para degustação. Na Quarta da cachaça há o "Combo Cearense", composto por cachaças tradicionais de Viçosa do Ceará, Maranguape e Aquiraz; e o "Combo Clássico" com rótulos de regiões de Minas Gerais e da Paraíba, e com diferentes modos de armazenamento. O petisco Sacanagem (salsicha, azeitona e queijo) acompanha os Combos. E na quarta-feira o cliente também poderá optar por um petisco do cardápio da casa, com 15% de desconto. Além disso, na Quarta da Cachaça há o "Vantagem em Dobro", o cliente ao pedir uma dose da Cachaça Famosinha de Minas, ganhará a segunda dose. Para enriquecer a experiência, tem as histórias e indicações de rótulos dos embaixadores Gorette e Altino Farias. Na Quarta da Cachaça do Giz Cozinha Boêmia são oferecidos dois combos para apreciação da cachaça. O combo "Cabra da Peste" traz uma opção de cachaça cearense, que poderá ser a Cedro de Líbano ou Ypióca 150; e no combo "Apruma o Copo" as opções são as cachaças mineiras: Colombina Cristal ou Providência. Para harmonizar o cliente poderá escolher uma opção entre os petiscos: caldinho de feijão, caldinho de peixe, queijo coalho com melaço, torresmo no saquinho, pastel sem vento, duo de pastéis. A música brasileira com um repertório de chorinho primoroso também se destaca na Quarta da Cachaça do Giz.
O Raimundo do Queijo não poderia ficar fora da Rota da Cachaça, por toda sua contribuição com a gastronomia de nossa cidade, e por ser um ponto de encontro de apreciadores de bebidas e comidas regionais de várias gerações de fortalezenses. Desde 2020, Raimundo do Queijo é Patrimônio Turístico de Fortaleza. Na Quarta da Cachaça tem o Combo Patrimônio, com doses de cachaça cearense e petiscos, como: castanha de caju e o queijo, que é a prata da casa.
A Quarta da Cachaça reúne estes pioneiros, que certamente estão pavimentando um caminho para que outros estabelecimentos valorizem a nossa bebida nacional, e que possa encantar novos consumidores a cada dia, se dedicando a oferta da autêntica cachaça, em um cenário de boa gastronomia regional.
No mês dedicado às mulheres, a dica é uma cachaça produzida artesanalmente por Maria Izabel Gibrail Costa, na Indicação de Procedência de Paraty. Ela foi a primeira mulher a realizar todas as fases da fabricação da cachaça, do plantio da cana à comercialização.
O rótulo da cachaça foi um presente da Liz Calder, produtora da Festa Literária Internacional de Paraty, que contratou o ilustrador Jeff Fisher, famoso por suas capas de livros, inclusive os das série Harry Potter. O rótulo da Cachaça foi inspirado em um sonho da Maria Izabel. É envelhecida em barris de Carvalho, entre um e dois anos. Entrega aroma intenso de madeira, ervas secas e especiarias.
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.