Logo O POVO+
O blend nas cachaças: sabores e processos
Foto de Marbênia Gonçalves
clique para exibir bio do colunista

Marbênia Gonçalves Almeida Bastos é professora universitária de Bebidas e Harmonização. Tem Certificação na Wine & Spirit Education Trust. É Sommelière de Vinhos e Cerveja pela Associação Brasileira de Sommelier e Association de la Sommellerie Internationale – ASI. É Sommelière de Chá pelo Instituto CHÁ. Sommelière de diversas Confrarias de Bebidas, em Fortaleza

O blend nas cachaças: sabores e processos

O blend reúne duas ou mais variedades de cachaça, a fim de elaborar uma bebida única, com riqueza aromática

A palavra inglesa Blend, no rótulo de uma bebida, significa que houve uma combinação de elementos na formação do produto, com o intuito de potencializar, harmonicamente, o melhor das propriedades de cada um desses elementos.

É muito comum e amplamente utilizado o uso de blend, ou corte, ou assemblage nos vinhos, e em outros destilados, como o uísque.

No caso da cachaça, o blend reúne duas ou mais variedades de cachaça, a fim de elaborar uma bebida única, com riqueza aromática, complexidade, sabor diferenciado e que reflete, sobremaneira, a identidade do seu produtor.

Com o aumento do consumo da cachaça premium, as cachaçarias estão buscando desenvolver novos produtos que agradem aos consumidores, a cada dia com paladar mais apurado e buscando maciez e originalidade.

A "blendagem" de cachaça pode ser a mistura da bebida que envelheceu em madeiras diferentes; ou com tostas e tempo de envelhecimento diverso; ou em amadurecimento de inox; ou oriunda de vários territórios brasileiro; ou de lotes de anos distintos; ou, ainda, de vários tipos de cana.

Cada produtor define o percentual de cada tipo da bebida que irá compor um novo rótulo. O objetivo é ressaltar os destaques de cada parte, resultando em um blend equilibrado, que entregue sabores refinados e originais.

No Brasil é crescente a procura por Master Blender, o profissional que auxilia os produtores na criação de Blend de cachaça. Muitos acreditam que não se trata de um movimento passageiro, mas de uma evolução necessária no portfólio das empresas.

As marcas que já comercializam as tradicionais cachaças brancas, e envelhecidas em madeira, encontraram nos "blends" a oportunidade para criarem produtos sofisticados, com toda a preciosidade e diversidade das dezenas de madeiras brasileiras usadas no envelhecimento da cachaça.

Ao contrário de outros destilados, que envelhecem predominantemente em madeira de Carvalho, no Brasil a cachaça se beneficia do estágio em madeiras nativas que fornecem cores, aromas e sabores que imprimem características peculiares.

Algumas madeiras não conferem cor à cachaça, mas são usadas no blend para amenizar a sua cor, na qual foi usada uma cachaça com nuances cromáticas mais acentuadas.

Outras madeiras ressaltam alguns sabores que as notabilizaram e, por isso, são comumente escolhidas na composição de blends, é o caso da Amburana, com suas notas adocicadas que lembram mel, melaço, rapadura; e o Bálsamo, com sabor típico de anis, cravo, dentre outros.

E felizmente, o que não falta são as ótimas opções de blends de cachaça, de vários estilos e regiões brasileiras, para serem apreciadas. Confira minha seleção de rótulos!

 

Cachaça Blend Nordestino
Cachaça Blend Nordestino

Blend Nordestino

A cachaça Blend Nordestino utiliza cinco cachaças brancas de cinco alambiques do Nordeste, famosos por serem reconhecidos com premiações nacionais e internacionais. O blend é da Cachaça Sanhaçu, de Pernambuco; da Matriarca, da Bahia; da Gogó da Ema, de Alagoas; e duas cachaças da Paraíba; a Nobre e a Gregório.

Blend de Cana Encantos da Marquesa
Blend de Cana Encantos da Marquesa

Blend de Cana Encantos da Marquesa

A Cachaça Blend de Cana Encantos da Marquesa é orgânica, safrada, e é um blend de cachaças feitas das variedades de cana de açúcar Javas: branca e amarela. Tem notas herbáceas da cana branca e florais, da cana amarela.

 1922 Reserva 6 madeiras
1922 Reserva 6 madeiras

1922 Reserva 6 madeiras

A Cachaça 1922 Reserva 6 madeiras é composta de um blend de cachaças com seis madeiras brasileiras: Amburana, Jequitibá, Pau Brasil, Ipê, Bálsamo e Jatobá. Tem notas florais, e de frutas maduras, castanhas e especiarias doces, como baunilha.

Gouveia Brasil Extra Premium
Gouveia Brasil Extra Premium

Gouveia Brasil Extra Premium

A premiada cachaça Gouveia Brasil Extra Premium é um blend de cachaças que envelhecem cinco anos em tonéis de Carvalho; cinco anos em dornas de Jequitibá e 10 anos em barris de Amburana. É macia, aveludada, com aromas florais, frutados, amadeirados e nuances de amêndoas, nozes e baunilhas. 

Cachaça Capueira Blend Três Madeiras
Cachaça Capueira Blend Três Madeiras

Cachaça Capueira Blend Três Madeiras

A Cachaça Capueira Blend Três Madeiras tem na sua composição cachaças envelhecidas por pelo menos três anos em madeira do famoso Pau Brasil, e também em Carvalho Europeu e em Freijó. É bem aromática e complexa. E é ideal para os que apreciam os sabores de chocolate e especiarias.

Cachaça Cobra Coral
Cachaça Cobra Coral

Cobra Coral

A Cachaça Cobra Coral é um blend de alguns lotes selecionados de cachaças envelhecidas oriunda de diversos alambiques do Brasil. Tem um perfil jovem, leve, fácil de beber.

Cachaça do Chefe
Cachaça do Chefe

Cachaça do Chefe

A Cachaça do Chefe é um blend de cachaças envelhecidas até 3 anos, são usados barris de carvalho francês de primeiro uso, como também alguns barris de carvalho francês antigos, além de cachaça envelhecida em Amburana.

Sebastiana Carvalho Blend
Sebastiana Carvalho Blend

Sebastiana Carvalho Blend

A Sebastiana Carvalho Blend é elaborada com 30% de cachaça armazenada por até um ano em barris de carvalho Americano, e mais 70% de cachaça armazenada por no mínimo seis meses em tonéis de aço inox. Tem os sabores tradicionais de cana de açúcar.

Cachaça Legítima de Minas Três Madeiras
Cachaça Legítima de Minas Três Madeiras

Legítima de Minas Três Madeiras

A Cachaça Legítima de Minas Três Madeiras é um blend de cachaças envelhecidas por três anos em dornas de Carvalho, Bálsamo e Amburana. Tem predomínio de aromas frutados, amadeirados e de especiarias. No sabor é aveludada e destaca-se o adocicado.

Santo Grau Solera Pedro Ximenes
Santo Grau Solera Pedro Ximenes

Santo Grau Solera Pedro Ximenes

A cachaça Santo Grau Solera Pedro Ximenes utiliza cachaças envelhecidas em barricas de Sherry Oak Casks, os barris de vinhos espanhóis de Jerez. Essa cachaça passa por envelhecimento, utilizando um sistema de solera, por meio de cinco tonéis de 500 litros de carvalho americano, que foram usados na produção do vinho Jerez Pedro Ximenez.

Foto do Marbênia Gonçalves

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?