Marbênia Gonçalves Almeida Bastos é professora universitária de Bebidas e Harmonização. Tem Certificação na Wine & Spirit Education Trust. É Sommelière de Vinhos e Cerveja pela Associação Brasileira de Sommelier e Association de la Sommellerie Internationale – ASI. É Sommelière de Chá pelo Instituto CHÁ. Sommelière de diversas Confrarias de Bebidas, em Fortaleza
A cada novo ano nos deparamos com objetivos e metas para mudarmos ou conquistarmos alguns hábitos e atitudes. Tais propósitos envolvem as relações que estabelecemos com outras pessoas e o nosso conforto psicológico.
A busca por formas de lazer e divertimento é algo cada dia mais necessário para nos direcionarmos para uma rotina mais equilibrada entre a vida pessoal e a vida profissional.
O consumo de bebidas faz parte dos cenários de extroversão e compartilhamento de momentos festivos e alegres. A preferência por bebidas nacionais está aumentando. E a cachaça vem ganhando um espaço especial entre os consumidores de destilados. Pois a cada dia crescem as opções que entregam alta qualidade e experiências cachaçogastronômicas únicas.
Os consumidores cearenses nem precisam buscar em outros estados as cachaças de excelência. O município de Viçosa do Ceará, foi designado por lei, como a Capital da Cachaça do Ceará, pois concentra 41,7% das cachaçarias cearenses, registradas no MAPA - Ministério da Agricultura.
Além disso, o município vem se consolidando, pelo reconhecimento da cachaça produzida em um terroir rico, que contempla a tradição nos métodos de produção, com a busca constante de profissionalização e atualização tecnológica.
Há outros aspectos que contribuem para a boa qualidade dessas cachaças como o solo, clima, regime de chuvas, maturidade da cana e o envelhecimento ou armazenamento em madeiras nobres, que incluem exemplares tipicamente brasileiros, que aportam sabores singulares a cachaça.
Recentemente, a Cacharia Viçosa Real disponibilizou no mercado dois rótulos que expressam a tradição de mais de seis décadas de produção de cachaça artesanal no Sítio Olaria, em Viçosa do Ceará.
Por várias gerações as cachaças foram produzidas para o consumo da própria família produtora e de seus amigos. Só agora os apreciadores de boas cachaças terão oportunidade de degustá-las.
A cachaça Viçosa Real Prata não passa por madeira, tem nuances aromáticas finas, intensas, com notas herbais e frutadas de cana de açúcar. No sabor é leve, equilibrada, com notas adocicadas.
Harmonizará muito bem com queijo de coalho com mel, isca de peixe, espetinhos de camarões com legumes grelhados, caldinho de peixe.
A Viçosa Real Prata é também indicada na produção de drinks, como: caipirinhas, batidas, Rabo de Galo, dentre outros.
A Viçosa Real Envelhecida passa por envelhecimento em barris de Carvalho europeu e madeira de Bálsamo. Apresenta aromas com notas amadeiradas. Sabor macio e fino, com nuances levemente adocicadas e sutis especiadas, como baunilha, e uma picância, lembrando anis estrelado.
Harmonizará bem com pratos baseados em massas, carnes de suíno, codorna, peixes e frutos do mar condimentados.
Lembrando: Beber cachaça é um misto de prazer, amor próprio e elegância! Beba menos e beba melhor!
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.