Marbênia Gonçalves Almeida Bastos é professora universitária de Bebidas e Harmonização. Tem Certificação na Wine & Spirit Education Trust. É Sommelière de Vinhos e Cerveja pela Associação Brasileira de Sommelier e Association de la Sommellerie Internationale – ASI. É Sommelière de Chá pelo Instituto CHÁ. Sommelière de diversas Confrarias de Bebidas, em Fortaleza
Foto: divulgação
Cachaça Aviador High Level Exclusive
A Capital Cearense da Cachaça, mais uma vez está se preparando para o tradicional: Festival Viçosa, Mel e Cachaça. Uma imersão cultural, sensorial e gastronômica para quem busca uma vivência autêntica e encantadora no interior serrano do Ceará.
De 19 a 21 de junho, a cidade é um cenário de música e sabores. E se fortalece como um dos mais relevantes polos de cachaça artesanal do Brasil.
Serão 34 horas de atrações musicais, distribuídas em três palcos localizados em diferentes pontos da cidade. E adicionalmente o festival terá ricas exposições dos destacados produtos regionais da Serra da Ibiapaba e o Concurso da Melhor Cachaça.
O grande destaque dos expositores serão os 40 produtores de cachaça. Uma oportunidade singular para conhecer a força econômica e cultural da cachaça artesanal elaborada na Ibiapaba.
Viçosa do Ceará, a famosa "Terra da cachaça boa" é reconhecida como uma das principais produtoras de cachaça de alambique do país, com métodos de produção únicos que passam de geração em geração. Em 2024, conquistou a Certificação de Indicação Geográfica, como Indicação de Procedência, outorgada pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
Os participantes do Festival terão o privilégio de vivenciar uma experiência que agrega muito conhecimento a todo apreciador de cachaça que é o Roteiro Turístico nos Engenhos. Que percorre as propriedades que manifestam toda herança histórico-cultural da cachaça, com costumes, particularidades e atributos que só existem neste território.
Vale a pena degustar algumas cachaças ícones e lançamentos dessa região, que expressam a reputação da artesania das cachaças de alambique. Não é à toa que possuem o selo de Propriedade Industrial.
A Cachaça "Viçosa Real: Porto do Clóvis" tem envelhecimento em barris de carvalho com a sutileza de uma maturação cruzada, pois esses barris foram usados inicialmente no amadurecimento dos famosos Vinhos do Porto. Tem um misto de robustez e elegância com nuances de dulçor bem refinado e a rusticidade da cana. Com paladar aveludado e final persistente e sofisticado.
A premiada "Cachaça do Poeta", da Almendra, é um blend de safras especiais e de passagem por carvalho americano, carvalho europeu e umburana. É uma verdadeira sinfonia sensorial une o melhor de cada elemento do blend. Apresenta notas de especiarias picantes e doces, caramelo, toques amendoados e nuances resinosas. É complexa e cativante.
A Cachaça Aviador High Level Exclusive foi envelhecida por três anos em tonéis de carvalho francês, que transfere aromas e taninos lentamente, privilegiando a elegância sobre a potência. Tem notas de frutas secas, cravo, noz-moscada. O final é longo e persistente com retrogosto amadeirado e levemente abaunilhado. Deixa na boca uma memória quente e convidativa a um segundo gole.
Beber Cachaça é um misto de prazer, amor próprio e elegância! Beba menos e beba melhor!
Serviço:
@cachacariavicosareal
@cachacaalmendra
@produtosaviadoroficial
@vicosamelecachaca
O que você precisa saber de bebidas está aqui. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.