Logo O POVO+
Badminton brasileiro tem chance da primeira vitória em Olimpíada
Foto de Marcelo Romano
clique para exibir bio do colunista

Jornalista especializado em esportes olímpicos. Trabalhos na TV Record, Yahoo, rádios Gazeta e Eldorado em São Paulo

Badminton brasileiro tem chance da primeira vitória em Olimpíada

Sorteio de grupos ajuda Ygor Coelho e Fabiana Silva e, ainda que ainda estejam distantes de brigar por medalha, brasileiros podem fazer história
Campeão pan-americano em 2019, Ygor Coelho pode conquistar a primeira vitória brasileira no badminton em Jogos Olímpicos (Foto: Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br)
Foto: Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br Campeão pan-americano em 2019, Ygor Coelho pode conquistar a primeira vitória brasileira no badminton em Jogos Olímpicos

O Brasil nunca venceu um jogo de badminton em Olimpíadas e terá oportunidade agora em Tóquio, devido ao sorteio favorável dos grupos. Os representantes são Ygor Coelho e Fabiana Silva.

Ygor está com 24 anos e disputou os Jogos em 2016, perdendo as duas partidas da fase de grupos. Mas evoluiu muito neste ciclo. Chegou a estar no top-30 do ranking mundial e conquistou, em 2019, a primeira medalha de ouro do Brasil nos Jogos Pan-americanos na modalidade. Jogou nas ligas da França e Dinamarca. Após a pandemia, tem enfrentado vários problemas com lesões e foi obrigado a fazer duas cirurgias no quadril. Assim, não repetiu o mesmo desempenho do início do ciclo.

Em Tóquio, Ygor está no grupo do japonês Kanta Tseuneyama e de Georges Paul, das Ilhas Maurício. O japonês é o favorito a vencer o grupo, pois ocupa o 14º lugar no ranking. A expectativa de Ygor, 49º do ranking, é vencer Georges Paul, 78º. Só o campeão da chave segue no torneio.

Já Fabiana, disputou três edições dos Jogos Pan-Americanos e vai estrear em Olimpíadas. Ela ficou com uma das últimas vagas disponíveis, já que cada país só pode levar dois atletas para cada torneio individual. A brasileira está no grupo da favorita americana Beiwen Zhang, também 14ª do ranking. Fabiana, que ocupa a 69º posição, terá a expectativa de vencer a outra integrante, a ucraniana Maria Ulitina, 83ª.

O badminton estreou valendo medalha nos jogos de Barcelona-1992. A China é a maior colecionadora de medalhas com 18 de ouro e 41 no total. Além dos torneios individuais, são disputadas medalhas nas duplas para homens, mulheres e mistas.

Para Tóquio, as principais potências candidatas aos ouros são Japão, Dinamarca, Espanha, India. China e Indonésia.

Antes da abertura também tem tiro com arco

Outro evento que acontece antes da cerimonia de abertura da Olimpíada é o ranqueamento do tiro com arco. Começa às 21 horas de quinta-feira, horário de Brasília. Os 64 atletas no masculino e feminino atiram 72 flechas para determinar sua pontuação. Essa rodada de classificação é fundamental para todas as competições da Olimpíada da competição.

No individual, a classificação vai definir os confrontos eliminatórios. O brasileiro Marcus D’Almeida costuma ir bem na fase e assegurar duelos mais tranquilos no início do mata-mata.

Essa classificação também vai determinar se o Brasil participa da disputa de medalhas nas duplas mistas. São 29 países para apenas 16 vagas. Marcus D’Almeida e Ane Marcele terão suas pontuações somadas. A disputa de medalhas das duplas mistas já ocorre na noite de sexta-feira.

O país favorito ao ouro na dupla mista é a Coreia do Sul. Em cinco mundiais, os sul-coreanos venceram todos. Outros países com chances de medalha são Índia, Japão, Itália e Estados Unidos.

Foto do Marcelo Romano

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?