Logo O POVO+
Rebeca Andrade salta para o ouro no 9º dia de Olimpíada
Foto de Marcelo Romano
clique para exibir bio do colunista

Jornalista especializado em esportes olímpicos. Trabalhos na TV Record, Yahoo, rádios Gazeta e Eldorado em São Paulo

Rebeca Andrade salta para o ouro no 9º dia de Olimpíada

Resumo do nono dia de competições nos Jogos Olímpicos de Tóquio tem duas medalhas brasileiras conquistadas e uma garantida
Rebeca Andrade conquista ouro para o Brasil na ginástica artística (Foto: )
Foto: Rebeca Andrade conquista ouro para o Brasil na ginástica artística

E o Brasil conseguiu a segunda medalha de ouro nos Jogos de Tóquio no início da manhã deste domingo. Rebeca Andrade foi a vencedora da prova do salto da ginástica artística. Ela terminou com a nota de 15.083, ficando à frente da americana Mykayla Skinner com 14.916 e da sul-coreana Seojeong Yep com 14.733.

Rebeca passou por três cirurgias no joelho na carreira e não poderia competir se a Olimpíada fosse em 2020. Nesta segunda, ela compete na prova de solo, em que não é a favorita, mas pode faturar a terceira medalha. Agora na história olímpica, o Brasil tem duas medalhas de ouro na ginástica artística. A primeira foi obtida por Arthur Zanetti, nas argolas em 2012.

Finalmente Fratus no pódio olímpico

O nadador Bruno Fratus, em sua terceira Olimpíada e terceira final dos 50 metros, finalmente chegou a uma medalha olímpica. Bronze com o tempo de 21s57. O ouro ficou com o favorito americano Caeleb Dressel com 21s07. O francês Florent Manaudou foi prata com 21s55. Nas outras Olimpíadas, Bruno tinha chegado perto da medalha. Foi quarto em 2012 perdendo o bronze por dois centésimos e sexto em 2016. O brasileiro teve um ciclo olímpico perfeito. Foi prata nos mundiais de 2017 e 2019 e agora medalhista olímpico.

Confira o resumo do Brasil nas demais modalidades.

Boxe - o Brasil garantiu a 12º medalha em Tóquio, ainda de cor indefinida. Hebert Conceição avançou para as semifinais da categoria 75kg, ao bater o casaque Abilkhan Amankul, vice-campeão mundial em 2017. Na semifinal Hebert vai enfrentar o russo atual campeão mundial Gleb Bakshi.

Vôlei de praia- A decepção do domingo veio com a dupla brasileira apontada como principal esperança de medalha olímpica: Agatha e Duda perderam para as alemãs Ludwig/ Kozuch por 2 sets a 1 e estão eliminadas. Ludwig foi campeã olímpica em 2016 ao lado de Walkenhorst, mas ficou um tempo sem competir, pois se tornou mãe. Na fase de grupos a dupla alemã havia vencido dois jogos e perdido um, mesma campanha de Agatha e Duda.

Já a outra dupla brasileira, Ana Patrícia e Rebeca, avançou para as quartas de finais. Elas venceram as chinesas Wang e Xia por 2 a 0 e vão enfrentar as suíças Verge Depre / Heidrich. Com mais uma vitória disputam medalha.

Vôlei- Após 2 horas e 38 minutos, a seleção brasileira masculina venceu o quarto jogo na Olimpíada: 3 sets a 2 contra a França. O segundo set durou quase uma hora com o incrível placar de 39 a 37 para a França. O Brasil terminou em segundo lugar no grupo B, atrás da Rússia. Ambos somaram quatro vitórias, mas os russos ficaram à frente pois venceram o confronto direto. Com isso, o Brasil aguarda um sorteio, para saber contra quem irá jogar nas quartas de finais: Japão ou Itália.

Handebol- A seleção masculina foi eliminada da Olimpíada após a quarta derrota, 29 a 25 para a Alemanha. O grupo do Brasil era o da morte com quatro fortes seleções europeias, além da Argentina, única confronto com vitória brasileira. Dos oito países que sobraram, apenas o Egito não é europeu.

Atletismo- E o homem mais rápido do mundo é o italiano Marcel Jacobs com 9s80. Ele tinha feito 9m84 na semifinal. É a primeira vez que a Itália vence a prova. Nas previsões antes da Olimpíadam Marcel não aparecia entre os favoritos. Ainda no atletismo, Alison Santos venceu sua eliminatória semifinal e garantiu vaga na final dos 400 com barreiras. Ele é um dos favoritos a medalha na decisão que acontece na madrugada de terça-feira.

Tênis de mesa- Começou a competição por equipes. No feminino o Brasil foi eliminado por Hong Kong, que tem três jogadoras entre as 45 melhores do mundo. O placar foi de 3 a 1, com Caroline Kumahara fazendo o ponto do Brasil. Já no masculino, com muito sofrimento o Brasil passou pela Sérvia por 3 a 2. Hugo Calderano venceu os dois jogos individuais e Vitor Ishiy fez o ponto decisivo para o Brasil. O próximo confronto pelas quartas de finais será contra a forte Coréia do Sul.

Vela- Robert Scheidt fechou sua participação na Olimpíada de Tóquio, sem conseguir a sexta medalha olímpica. Ele foi oitavo colocado na classe Laser. Na próxima madrugada tem a decisão do ouro na classe 49er, com ótimas chances das brasileiras Martine Grael e Kahena Kunze, que dividem a liderança com a dupla holandesa.

Wrestling- Aline Silva e Eduard Soghomonyan foram eliminados na 1º luta de suas categorias. O Brasil ainda terá Lais Nunes competindo.

Foto do Marcelo Romano

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?