Logo O POVO+
Brasil encerra Tóquio com melhor posição na história no quadro de medalhas
Foto de Marcelo Romano
clique para exibir bio do colunista

Jornalista especializado em esportes olímpicos. Trabalhos na TV Record, Yahoo, rádios Gazeta e Eldorado em São Paulo

Brasil encerra Tóquio com melhor posição na história no quadro de medalhas

Com pratas no boxe e no vôlei feminino, Time Brasil finaliza campanha nas Olimpíadas com 21 medalhas: sete outros, seis pratas e oito bronzes
08.08.2021 - Jogos Olímpicos Tóquio 2020 - Vôlei Feminino. Brasil x Estados Unidos. Na foto as atletas durante a cerimônia de premiação (Foto: Gaspar Nóbrega/COB)
Foto: Gaspar Nóbrega/COB 08.08.2021 - Jogos Olímpicos Tóquio 2020 - Vôlei Feminino. Brasil x Estados Unidos. Na foto as atletas durante a cerimônia de premiação

O Brasil terminou a Olimpíada de Tóquio com a melhor campanha da história: 7 ouros, 6 pratas e 8 bronzes. Total de 21 medalhas e a inédita 12º colocação no quadro de medalhas. Por 1 bronze, o Brasil superou a Nova Zelândia. Também ficamos à frente de países com mais investimento esportivo e melhor estrutura como Coréia do Sul, Espanha, Hungria e Polônia.

A melhor campanha em total de medalhas havia sido em 2016 com 19 medalhas. Os 7 ouros de agora, igualaram a Rio 2016. O top 8 do quadro de medalhas ficou assim: Estados Unidos na liderança, conquistada somente no último dia. China em 2º, Japão em 3º, Grã-Bretanha 4º, Rússia 5º, depois Austrália, Holanda e França.

Um recorde de países com conquistas de medalhas em Tóquio: 93 nações que tiveram ao menos um atleta subindo ao pódio. Os países que conseguiram pela 1º vez uma medalha: San Marino com tiro e wrestling, Turcomenistão no levantamento de peso e Burkina Faso no atletismo.

No último dia olímpico, o Brasil ficou com prata nas duas finais que disputou:

Vôlei: A seleção feminina perdeu dos Estados Unidos por 3 a 0. As americanas fizeram uma campanha impecável, com apenas uma derrota na fase de grupos e vencendo os 3 jogos de mata-mata por 3 a 0. Em 15 edições olímpicas é a 1º vez que as americanas conquistam ouro no feminino, após 3 pratas e 2 bronzes. Nas finais de 2008 e 2012, brasileiras e americanas se enfrentaram, com vitória brasileira.

A prata do Brasil foi além do esperado. A equipe entrou como 5º força da competição, após um ciclo olímpico apenas regular. Terminou a fase de grupos em primeiro, venceu Rússia e Coréia do Sul, mas parou diante dos Estados Unidos, o que já havia ocorrido na Liga das Nações.

Boxe: Bia Ferreira perdeu a final olímpica contra a irlandesa Kellie Harrington na categoria 60kg e ficou com a prata.

A brasileira dominou o 1º round terminando com vantagem de 3 a 2. Mas nos 2 últimos rounds não encaixou os golpes e a irlandesa foi melhor, terminando a luta com vitória unanime na decisão dos árbitros. O duelo marcou o encontro das duas últimas campeãs mundiais. Cuba foi o grande destaque do boxe com 4 ouros em 13 possíveis.

Foto do Marcelo Romano

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?