Logo O POVO+
Mundial de badminton é o último em esportes olímpicos este ano
Foto de Marcelo Romano
clique para exibir bio do colunista

Jornalista especializado em esportes olímpicos. Trabalhos na TV Record, Yahoo, rádios Gazeta e Eldorado em São Paulo

Mundial de badminton é o último em esportes olímpicos este ano

Brasil participa com Ygor Coelho, principal esperança brasileira de ao menos avançar de fase em quadra, e com duplas masculina, feminina e mista
Tipo Análise
Ygor Coelho participou dos Jogos Olímpicos do Japão. Melhor atleta brasileiro no badminton (Foto: Alexander NEMENOV / AFP)
Foto: Alexander NEMENOV / AFP Ygor Coelho participou dos Jogos Olímpicos do Japão. Melhor atleta brasileiro no badminton

O último campeonato de esportes olímpicos de verão de 2021 começou ontem. O de badminton, em Huelva, na Espanha. Os mundiais são realizados anualmente, exceto em 2020, por causa da pandemia de Covid. O sistema de disputa é eliminatória simples.

O Brasil costuma participar apenas com 1 atleta no individual. Desta vez levou competidores para os torneios de dupla masculina, feminina e mista. Mesmo com poucas chances de obter uma vitória, é um avanço para a modalidade.

A principal esperança brasileira de ao menos avançar de fase em quadra é com Ygor Coelho, hoje 50º do ranking. Ele disputou as duas últimas Olimpíadas. Em Tóquio conseguiu a 1º vitória de um brasileiro na história olímpica da modalidade. Ygor já esteve entre os 30 melhores do mundo. Não teve um bom ano de 2021, mas o sorteio da 1º rodada do mundial não lhe foi ruim. Vai pegar o belga Maxime Moreels, 100º do ranking.

A melhor campanha de Ygor em mundiais ocorreu em 2018, quando atingiu a 3º rodada. Se passar da 1º rodada agora, vai pegar o malaio 2º colocado do ranking mundial, Lee Zii Jia, mesmo atleta que o eliminou na estreia do mundial 2019.

Em duplas o Brasil está sendo representado por 4 atletas piauienses. Eles faturaram bronze nos últimos Jogos Pan-americanos em 2019 e ouro no Sul-americano deste ano. No feminino Jaqueline Lima e Samia Lima avançaram a 2º rodada após vencerem por WO, as indianas K.Maneesha e Rutapama Panda. Na 2º rodada, vão enfrentar as inglesas Chloe Birch e Lauren Smith, que estiveram na última Olimpíada e estão em 6º no ranking mundial.

No masculino Francielton Farias e Fabrício Farias foram derrotados por uma dupla de Taipei neste domingo e estão eliminados. Já na dupla mista, Fabricio e Jaqueline enfrentarão uma dupla da Tailândia, Supak Jomkoh e Supissara Paewsampran ( 14º do ranking mundial).

A grande atração do mundial é a carismática espanhola Carolina Marin. Campeã olímpica em 2016 quando quebrou a hegemonia asiática, também foi bicampeã mundial em 2014 e 2015. Ficou fora de Tóquio por lesão e agora atuará com toda a torcida a favor.

Ainda nesta semana, outras duas modalidades podem trazer bons resultados para o Brasil: Laura Amaro, Marco Tulio Gregório e Amanda Schott competem no mundial de levantamento de peso. E a seleção brasileira de handebol feminino disputa o mata mata entre as 8 melhores no mundial. Encara a Dinamarca, amanhã, 14/12.

 

Foto do Marcelo Romano

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?