Logo O POVO+
Brasileiras faturam medalhas no mundial de levantamento de peso
Foto de Marcelo Romano
clique para exibir bio do colunista

Jornalista especializado em esportes olímpicos. Trabalhos na TV Record, Yahoo, rádios Gazeta e Eldorado em São Paulo

Brasileiras faturam medalhas no mundial de levantamento de peso

Laura Amaro ficou com a prata (76kg) e Amanda Schott com o bronze (87kg) no arranco
Laura Amaro conquistou a primeira prata da história do levantamento de peso brasileiro em mundiais adultos (Foto: Divulgação / CBLP)
Foto: Divulgação / CBLP Laura Amaro conquistou a primeira prata da história do levantamento de peso brasileiro em mundiais adultos

O levantamento de peso é mais uma modalidade olímpica em que o Brasil está em evolução. Em toda a história dos mundiais, disputados desde 1891, nosso país só possuía dois bronzes, com Fernando Reis, em 2018. No evento encerrado nessa semana, duas brasileiras estreantes em mundiais, subiram ao pódio: Laura Amaro e Amanda Schott. Ambas se emocionaram muito após as conquistas.

Vale sempre explicar que, nos mundiais, são distribuídas medalhas nas duas partes que compõem a prova: arranco e arremesso. Laura foi prata e Amanda bronze na primeira citada. Na Olimpíada, as medalhas só consideram a soma total.

Laura Amaro tem 21 anos e competiu na categoria 76kg. Ela levantou 108kg no arranco, atrás apenas da russa Iana Sotieva com 112kg. O mais legal é que Laura acertou as três tentativas a que se propôs com 103kg, 106kg e 108kg. Já no arremesso, ela errou a última para 136kg, terminando com 132kg. Os 240kg no total lhe deram o quarto lugar geral, a 2kg do bronze. A campeã foi a sul-coreana Lee Min-ji com 244kg.

Essa marca de Laura, 240kg, é novo recorde brasileiro, superando o que ela havia feito no Pan-Americano, com 236kg. Comparada com as atletas que disputaram a última Olimpíada, ela seria quarto lugar.

Amanda Schott, 25 anos, competiu na categoria 87kg e foi bronze também no arranco com 106kg levantados, em duas tentativas. Na terceira, falhou para 109kg. No geral, terminou em quinto lugar com 236kg, marca que lhe daria o nono lugar na última Olimpíada. A campeã mundial foi a mongol Monkhjantsanglin Ankhtsetseg.

O grande nome do mundial foi novamente o georgiano Lasha Talakhadze. Ele não tem limites e bateu o recorde mundial com 492kg no total, na categoria acima de 109kg. O segundo colocado obteve 457kg no total. Foi o quinto título mundial dele, que é bicampeão olímpico. Inclusive, em Tóquio Lasha também havia batido o recorde mundial com 488kg.

A China, principal potência da modalidade e dona de sete ouros em Tóquio, não participou deste Mundial. Computando medalhas no arranco, arremesso e total, 37 países ficaram com pódios. O Brasil terminou em 28º lugar. Liderança da Coreia do Sul, seguida pelo Uzbequistão. Alguns pesos disputados no mundial não são realizados na Olimpíada.

Computando as medalhas no geral (arranco + arremesso) a Coreia do Sul teve quatro ouros e sete no total, seguida por Uzbequistão, Tailândia, Colômbia, Geórgia e Irã. Detalhe: a Coreia do Sul não conseguiu medalhas na Olimpíada de Tóquio no levantamento de peso.

Foto do Marcelo Romano

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?