![Foto de Marcelo Romano](https://www.opovo.com.br/_midias/jpg/2022/03/11/290x290/1_marcelo_romano-18294207.jpg)
Jornalista especializado em esportes olímpicos. Trabalhos na TV Record, Yahoo, rádios Gazeta e Eldorado em São Paulo
Jornalista especializado em esportes olímpicos. Trabalhos na TV Record, Yahoo, rádios Gazeta e Eldorado em São Paulo
O levantamento de peso é mais uma modalidade olímpica em que o Brasil está em evolução. Em toda a história dos mundiais, disputados desde 1891, nosso país só possuía dois bronzes, com Fernando Reis, em 2018. No evento encerrado nessa semana, duas brasileiras estreantes em mundiais, subiram ao pódio: Laura Amaro e Amanda Schott. Ambas se emocionaram muito após as conquistas.
Vale sempre explicar que, nos mundiais, são distribuídas medalhas nas duas partes que compõem a prova: arranco e arremesso. Laura foi prata e Amanda bronze na primeira citada. Na Olimpíada, as medalhas só consideram a soma total.
Laura Amaro tem 21 anos e competiu na categoria 76kg. Ela levantou 108kg no arranco, atrás apenas da russa Iana Sotieva com 112kg. O mais legal é que Laura acertou as três tentativas a que se propôs com 103kg, 106kg e 108kg. Já no arremesso, ela errou a última para 136kg, terminando com 132kg. Os 240kg no total lhe deram o quarto lugar geral, a 2kg do bronze. A campeã foi a sul-coreana Lee Min-ji com 244kg.
Essa marca de Laura, 240kg, é novo recorde brasileiro, superando o que ela havia feito no Pan-Americano, com 236kg. Comparada com as atletas que disputaram a última Olimpíada, ela seria quarto lugar.
Amanda Schott, 25 anos, competiu na categoria 87kg e foi bronze também no arranco com 106kg levantados, em duas tentativas. Na terceira, falhou para 109kg. No geral, terminou em quinto lugar com 236kg, marca que lhe daria o nono lugar na última Olimpíada. A campeã mundial foi a mongol Monkhjantsanglin Ankhtsetseg.
O grande nome do mundial foi novamente o georgiano Lasha Talakhadze. Ele não tem limites e bateu o recorde mundial com 492kg no total, na categoria acima de 109kg. O segundo colocado obteve 457kg no total. Foi o quinto título mundial dele, que é bicampeão olímpico. Inclusive, em Tóquio Lasha também havia batido o recorde mundial com 488kg.
A China, principal potência da modalidade e dona de sete ouros em Tóquio, não participou deste Mundial. Computando medalhas no arranco, arremesso e total, 37 países ficaram com pódios. O Brasil terminou em 28º lugar. Liderança da Coreia do Sul, seguida pelo Uzbequistão. Alguns pesos disputados no mundial não são realizados na Olimpíada.
Computando as medalhas no geral (arranco + arremesso) a Coreia do Sul teve quatro ouros e sete no total, seguida por Uzbequistão, Tailândia, Colômbia, Geórgia e Irã. Detalhe: a Coreia do Sul não conseguiu medalhas na Olimpíada de Tóquio no levantamento de peso.
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.