Logo O POVO+
Boxe brasileiro começa ano com 9 títulos em torneio internacional
Foto de Marcelo Romano
clique para exibir bio do colunista

Jornalista especializado em esportes olímpicos. Trabalhos na TV Record, Yahoo, rádios Gazeta e Eldorado em São Paulo

Boxe brasileiro começa ano com 9 títulos em torneio internacional

O evento da Hungria não contou com a participação de algumas potências do boxe mundial como Cuba, Rússia e Casaquistão.
Tipo Opinião
Brasileiro Keno Marley Machado  (de vermelho) em ação nos Jogos Olímpicos 2020 (Foto: Instagram / Time Brasil)
Foto: Instagram / Time Brasil Brasileiro Keno Marley Machado (de vermelho) em ação nos Jogos Olímpicos 2020

O boxe brasileiro, responsável por 7 medalhas nas últimas 3 Olimpíadas, estreou na temporada 2022 na última semana disputando o tradicional torneio internacional Bocksai Istvan, na Hungria. O resultado foi excelente: 9 ouros e 16 medalhas no total. A delegação mesclou atletas experientes e com participação olímpica como Bia Ferreira, Abner Teixeira e Keno Machado, com novatos como Barbara Santos, Caroline Barbosa e Ronald Ribeiro. Disputar torneios como este ao longo dos últimos 2 ciclos olímpicos, foi fator fundamental para o desenvolvimento de medalhistas olímpicos.

O evento da Hungria não contou com a participação de algumas potências do boxe mundial como Cuba, Rússia e Casaquistão. Mas outras boas equipes européias enviaram competidores como Hungria, Inglaterra, Polônia e Ucrânia. No total 17 países estiveram no ringue.

Os 2 principals nomes do Brasil na atualidade confirmaram o favoritismo. Keno Machado, atual vice campeão mundial dos 86kg, encontrou dificuldades na final contra o ucraniano Andrii Isakov, mas venceu por 3 a 2. Quem também encontrou dificuldades para o ouro foi o medalhista de bronze em Tóquio, Abner Teixeira, que encarou uma final duríssima contra o austríaco Ahmed Hagag. Já Bia Ferreira, categoria 63kg e atual vice-campeã olímpica, não teve dificuldades com as adversárias e levou mais um ouro para sua enorme coleção. Na luta semifinal contra Anna Gyorfi, o árbitro interrompeu a luta para preservar a integridade da húngara.

O resultado mais agradável veio com Bárbara Santos. Na final dos 70kg ela derrotou simplesmente a turca atual campeã olímpica Busenaz Surmeneli. Os outros ouros do Brasil: Jucielen Romeu nos 57kg, Beatriz Soares nos 66kg, Isaias Filho nos 80kg, Wanderlei Pereira nos 75kg e Ronald Ribeiro nos 54kg.

Em maio teremos o mundial feminino na Turquia. Já no masculino, o próximo mundial está previsto para o ano que vem no Uzbequistão. .

O boxe estará presente na Olimpíada de 2024 mas corre o risco de ficar fora em 2028. No programa inicial divulgado pelo COI no mês passado para os Jogos de Los Angeles, a modalidade não consta. Para que seja aceito, a AIBA, Associação Internacional de Boxe precisará ter maior transparência no seu comando e aprimorar o julgamento dos combates. Foram dezenas de resultados com arbitragem suspeita nos últimos anos. Outras duas modalidades tradicionais que estão ameaçadas de sair da Olimpíada em 2028 são o levantamento de peso e o pentatlo.

 

Foto do Marcelo Romano

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?