Logo O POVO+
Judô masculino brasileiro volta a ser ouro em um Grand Slam após mais de dois anos
Foto de Marcelo Romano
clique para exibir bio do colunista

Jornalista especializado em esportes olímpicos. Trabalhos na TV Record, Yahoo, rádios Gazeta e Eldorado em São Paulo

Judô masculino brasileiro volta a ser ouro em um Grand Slam após mais de dois anos

Campanha na Turquia teve cinco medalhas, sendo uma de ouro. Guilherme Schimidt, de 21 anos, foi o principal destaque
Judoca brasileiro Guilherme Schimidt conquistou medalha de ouro no Grand Slam da Turquia (Foto: Divulgação/Federação Internacional de Judô)
Foto: Divulgação/Federação Internacional de Judô Judoca brasileiro Guilherme Schimidt conquistou medalha de ouro no Grand Slam da Turquia

O judô brasileiro teve seu melhor desempenho pós-Tóquio no Grand Slam da Turquia. Após participações fracas nos Grand Slam de Baku e Abu Dhabi, em 2021, Paris e Tel Aviv, já em 2022, a campanha em Antalya, na Turquia, terminou com cinco medalhas do Brasil: um ouro, uma prata e três bronzes. O evento não contou com o Japão, maior potência da modalidade. Mas teve 525 atletas de 63 países.

O principal destaque foi Guilherme Schimidt, 21 anos, na categoria 81kg. Ele venceu seis adversários até chegar ao ouro. Nas quartas de final, superou o belga Matthias Casse, atual campeão mundial e bronze olímpico, em uma luta épica. Guilherme perdia por um waza-ri até segundos antes do fim da luta, conseguiu empatar e superar o adversário após mais de seis minutos de golden score. Na decisão do ouro, outra luta incrível e nova virada de placar sobre o turco Vedat Albayrak, 3º do ranking.

Desde outubro de 2019, o judô masculino do Brasil não conseguia um ouro em um Grand Slam. O último havia sido num evento em Brasília. Na Olimpíada de Tóquio, a modalidade teve o bronze de Daniel Cargnin, porém outros quatro atletas de sete sendo eliminados na primeira luta. O judô feminino teve resultados melhores.

Outro atleta do time masculino que lutou muito bem na Turquia foi William Lima, nos 66kg. Ele venceu quatro duelos e só parou na final diante do moldavo Denis Vieru, colecionador de ouros em Grand Slam. Já Rafael Macedo foi bronze nos 90kg, apresentando um judô de alto nível. Na campanha, bateu o holandês campeão mundial de 2019, Noel Van’T End. Rafael esteve em Tóquio e foi um dos eliminados na primeira luta. Em todo o ciclo anterior, não conseguiu empolgar.

As outras duas medalhas foram de bronze, com as mulheres: a experiente e sempre guerreira Maria Portela, nos 70kg, e Jessica Lima, nos 57kg, mesma categoria da campeã olímpica Rafaela Silva, eliminada na segunda luta.

O GS da Turquia também marcou a volta da três vezes medalhista olímpica Mayra Aguiar. Porém, ela foi derrotada duas vezes e ficou sem medalha. Já nas categorias pesadas, o Brasil não contou com seus dois principais atletas: Rafael Baby e Beatriz Souza.

No quadro geral, o Brasil terminou em terceiro lugar, atrás de Geórgia e França. Em outubro, no Uzbequistão, tem Mundial de judô. Mas antes tem mais três Grand Slam: Geórgia, Mongólia e Hungria.

Foto do Marcelo Romano

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?