Logo O POVO+
Campanha espetacular: Marcus D’ Almeida vence etapa de Paris da Copa do Mundo de tiro com arco
Foto de Marcelo Romano
clique para exibir bio do colunista

Jornalista especializado em esportes olímpicos. Trabalhos na TV Record, Yahoo, rádios Gazeta e Eldorado em São Paulo

Campanha espetacular: Marcus D’ Almeida vence etapa de Paris da Copa do Mundo de tiro com arco

Brasileiro derrotou dois campeões olímpicos individuais para chegar ao título
Marcus D'Almeida conquistou ouro inédito no tiro com arco (Foto: DIVULGAÇÃO/TIME BRASIL)
Foto: DIVULGAÇÃO/TIME BRASIL Marcus D'Almeida conquistou ouro inédito no tiro com arco

O resultado mais expressivo do esporte olímpico brasileiro no fim de semana foi o ouro de Marcus Vinicius D’ Almeida na etapa de Paris da Copa do Mundo de tiro com arco. No mata-mata, ele simplesmente derrotou dois sul-coreanos (país que é a grande potência da modalidade) e dois campeões olímpicos. A campanha mostrou um arqueiro muito concentrado e capaz de reverter desvantagens.

Na fase de classificação, Marcus foi o 12º colocado entre 122 atletas. Precisou disputar o mata-mata desde a 1º rodada, quando venceu o marroquino Omar El Boussouni por 6 a 0. Na 2º rodada passou por Nico Shiffhauer, da Alemanha, por 6 a 2. Na sequência venceu Jeff Henckels, da Holanda, por 6 a 4, tendo desvantagem de 4 a 2. Depois passou pelo turco Samet Ak também por 6 a 4. Chegou a estar perdendo por 3 a 1.

Os grandes desafios vieram a partir das quartas de final. Primeiro, enfrentou o turco atual campeão olímpico Mete Gazoz. Novamente perdia por 4 a 2 e virou para 6 a 4. Na semifinal encarou o sul-coreano Oh Jin Hyek, campeão olímpico de 2012 e integrante da equipe campeã olímpica de 2020. Outro placar de 6 a 4. Na grande decisão, mais um sul-coreano no caminho: Kim Je-Deok, outro campeão olímpico por equipes em 2020. Marcus chegou a estar perdendo por 5 a 3. Empatou em 5 a 5 e levou para flecha desempate. Só um tiro. Acertou um 10 contra 9 do asiático para consagrar-se campeão.

O Brasil levou outros 7 atletas para a etapa de Paris, mas somente Ane Marcelle conseguiu ficar entre as 16 melhores. Ao longo do ano são realizadas diversas etapas de Copa do Mundo. As próximas serão na Colômbia, em julho, e no México, em outubro. Também em outubro, os melhores do ano nessas etapas competem nos Estados Unidos. Este ano não tem campeonato mundial.

Marcus surgiu para o mundo do tiro com arco em 2013, aos 15 anos, quando ficou entre os 32 melhores do mundial. Em 2014 foi prata na etapa final da Copa do Mundo. Até 2021 figurou entre os 30 melhores, mas não conseguiu resultados expressivos. Após um treinamento na Coréia do Sul em 2021, readaptou seu jeito de atirar.

Na Olimpíada de Tóquio não foi bem na fase de classificação, o que comprometeu sua campanha. Mesmo assim, terminou entre os 16 melhores após duas vitórias no mata-mata. No final do ano passado obteve o melhor resultado de sua carreira com o vice campeonato mundial nos Estados Unidos. Agora vence uma etapa de Copa do Mundo.

Foto do Marcelo Romano

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?