Jornalista especializado em esportes olímpicos. Trabalhos na TV Record, Yahoo, rádios Gazeta e Eldorado em São Paulo
Jornalista especializado em esportes olímpicos. Trabalhos na TV Record, Yahoo, rádios Gazeta e Eldorado em São Paulo
Mais um domingo de emoção e conquista para o esporte olímpico brasileiro. Rayssa Leal venceu o mundial de skate street, válido pela Federação Internacional de Skate, entidade responsável pela organização da modalidade na Olimpíada. O título disputado nos Emirados Árabes, ainda válido por 2022, já conta pontos para a classificação visando Paris 2024.
Rayssa tem agora 15 anos. Aos 13 foi medalhista de prata na Olimpíada de Tóquio. No ano passado, a "fadinha" venceu o mundial pela Street League de Skate no Rio de Janeiro e todas as quatro etapas do circuito da entidade. Ou seja, ninguém vence a brasileira em competições importantes desde o início de 2022.
O mundial teve 86 inscritas no feminino. O vice-campeonato ficou com a australiana Chloe Covell de apenas 12 anos. O bronze foi para a japonesa Momiji Nishiya, atual campeã olímpica. O Brasil ainda colocou mais duas atletas na final: Gabi Mazetto foi a 6ª e Pamela Rosa, a 8ª.
O título mundial neste domingo foi o mais impressionante da carreira da Rayssa. Durante as eliminatórias, ela sofreu uma queda na quinta-feira, que lhe causou uma contusão no braço direito.
Com isso, na sexta-feira, passou apenas em 14º lugar entre as 16 que avançaram para as semifinais. No sábado foi 2º colocada entre as oito que avançaram a final. No domingo, mesmo com alguns movimentos prejudicados, voou para o título.
Na decisão, Rayssa estava em 4º lugar após duas voltas obrigatórias para todas as oito atletas. Depois cada atleta realizou cinco manobras, com as duas melhores notas sendo válidas. Rayssa zerou em três das cinco notas. Porém na 3º manobra, a brasileira obteve uma nota de 87,22, a maior em todo o domingo. Com a soma das três notas (melhor volta e duas melhores manobras), Rayssa ficou 2,07 pontos à frente da australiana Chloe.
No masculino, o Brasil colocou o medalhista olímpico Kelvin Hoefler na final, mas ele acabou em 4º lugar. O novo campeão mundial é o francês Aurelien Giraud. Em 2024, ele será nome forte da França competindo em casa para buscar o ouro. O bronze do mundial ficou com o japonês Ginwoo Onodera, de apenas 12 anos.
Nesta semana tem o outro mundial de skate, o park, que também é modalidade olímpica.
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.