Logo O POVO+
Marcus D’Almeida é bronze no Mundial de tiro com arco
Foto de Marcelo Romano
clique para exibir bio do colunista

Jornalista especializado em esportes olímpicos. Trabalhos na TV Record, Yahoo, rádios Gazeta e Eldorado em São Paulo

Marcus D’Almeida é bronze no Mundial de tiro com arco

Pelo segundo Mundial seguido, brasileiro sobe ao pódio. Na etapa da Alemanha só perdeu do turco atual campeão olímpico
Tipo Opinião
Brasileiro Marcus D'Almeida conquistou medalha de bronze no Mundial de tiro com arco (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Brasileiro Marcus D'Almeida conquistou medalha de bronze no Mundial de tiro com arco

Ontem, Marcus Vinicius D’Almeida conseguiu, pela segunda vez na carreira, ser medalhista no duríssimo Campeonato Mundial de tiro com arco. Em um esporte pouco conhecido em nosso país, ele segue sendo o grande destaque e foi bronze na disputa realizada na Alemanha. Além disso, garantiu vaga antecipada para a Olimpíada 2024.

A campanha do brasileiro foi extraordinária. Na fase de classificação, Marcus foi o terceiro colocado entre 167 atletas. Com esse resultado, ele pôde avançar direto para a terceira rodada do mata-mata. No primeiro duelo, eliminou o holandês Senna Roos por 7 a 1. Depois bateu o italiano vice-campeão olímpico Mauro Nespoli, também por 7 a 1. Com isso garantiu vaga no top-8, que ocorreu ontem.

Nas quartas de finais, debaixo de chuva, Marcus passou pelo sul-coreano Kim Je Deok, duas vezes medalhista em etapas de Copa do Mundo nos dois últimos anos, por incríveis 6 a 0. Na semifinal perdeu do turco atual campeão olímpico Mete Gazoz, que acabaria campeão, por 7 a 3. Na disputa do bronze, Marcus superou o indonésio Arif Pangestu por 6 a 4.

No atual ciclo olímpico, Marcus tem seu melhor momento na carreira. Até o início do Mundial, era o líder do ranking. Depois da Olimpíada de Tóquio, foi vice-campeão mundial ainda em 2021, ouro na etapa de Paris da Copa do Mundo, em 2022, e ouro na etapa da China da Copa do Mundo, em 2023. Agora bronze no Mundial, que ocorre a cada dois anos.

No torneio feminino do Mundial, a surpresa foi a grande potência Coreia do Sul terminar sem medalhas. As três atletas do país asiático foram eliminadas nas quartas de finais. O titulo ficou com a tcheca Marie Horackova. Por equipes, os ouros ficaram com a Coreia do Sul no masculino e misto e com a Alemanha no feminino. O Brasil teve ainda outros cinco atletas no Mundial na prova do recurvo, que é olímpica. Matheus Zwick conseguiu chegar até a terceira rodada do mata-mata.

O tiro com arco é um esporte muito difícil de se prever favorito. Exige uma concentração absurda, além do clima também ter interferência nos resultados. Tanto que a Coreia do Sul, maior potência da modalidade, nem sempre vence. Uma ou duas flechas erradas e o atleta pode ser eliminado no mata-mata, que dura poucos minutos. Mas a fase que Marcus D’Almeida vive neste ciclo olímpico vai credenciá-lo a disputar medalha nos Jogos de Paris.

Foto do Marcelo Romano

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?