Jornalista especializado em esportes olímpicos. Trabalhos na TV Record, Yahoo, rádios Gazeta e Eldorado em São Paulo
Jornalista especializado em esportes olímpicos. Trabalhos na TV Record, Yahoo, rádios Gazeta e Eldorado em São Paulo
A partir de sexta-feira, 20 de outubro, começa a 19º edição dos Jogos Pan-americanos, em Santiago no Chile. Serão 423 provas em 39 modalidades, disputadas por 41 países. O Brasil deve brigar com o Canadá pelo 2º lugar no quadro de medalhas. Os Estados Unidos terão 55% da delegação com time A e mais uma vez ficarão na liderança.
Além das provas olímpicas, o Pan contempla modalidades como boliche, caratê, esqui aquático, pelota basca, raquetebol, squash, etc. O beisebol terá os primeiros jogos antes da cerimônia de abertura. Nas modalidades olímpicas, 21 darão vagas diretas para Paris 2024 e em outras, a disputa contará pontos para o ranking de modalidades. Assim, exceto em alguns coletivos - basquete, vôlei e futebol - o Brasil terá força máxima.
Em alguns esportes, o Pan é a grande chance do Brasil classificar para Paris. No handebol, por exemplo, os campeões do masculino e feminino garantem vaga. No feminino novamente o duelo será contra a Argentina, com favoritismo brasileiro. No masculino, além da eterna rivalidade com a Argentina, o Chile que nos derrotou no Pan 2019 e os Estados Unidos podem incomodar. No pentatlo são 5 vagas olímpicas por gênero. Assim como ocorreu em 2019, é a chance do Brasil classificar algum representante.
O esporte em que o Brasil deve conquistar muitas vagas é o boxe. Serão 30 em disputa nas 12 categorias olímpicas. Na última Olimpíada, o boxe brasileiro trouxe 3 medalhas e a equipe está mais forte ainda. Nomes como Bia Ferreira, Jucielen Romeu, Keno Machado, Luiz Gabriel Oliveira, Wanderson Oliveira, Wanderley Pereira e Abner Teixeira são candidatos.
A vela é outra modalidade em que os Jogos Pan-americanos são fundamentais. Após um fraco mundial, com apenas duas vagas olímpicas, o Brasil precisa ir bem em Santiago. Apenas os campeões de cada classe olímpica classificam. As bicampeãs olímpicas Martine Grael/ Kahena Kunze, tê obrigação de vencer a classe 49er.
As outras modalidades em que o Brasil tem alguma chance de obter vagas olímpicas são: tiro esportivo, hipismo CCE, hipismo adestramento, saltos ornamentais, tênis, dupla mista do tênis de mesa e tiro com arco por equipes. No polo-aquático, hóquei sobre grama, nado artístico, escalada e Breaking, as chances são remotas. No hipismo saltos, ginástica artística, ginástica rítmica e surfe, o Brasil já qualificou alguns atletas em mundiais.
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.