Logo O POVO+
Ana Patrícia e Duda fecham temporada do vôlei de praia com 5 títulos do Elite 16
Foto de Marcelo Romano
clique para exibir bio do colunista

Jornalista especializado em esportes olímpicos. Trabalhos na TV Record, Yahoo, rádios Gazeta e Eldorado em São Paulo

Ana Patrícia e Duda fecham temporada do vôlei de praia com 5 títulos do Elite 16

Dupla é uma das maiores esperanças de ouro olímpico do Brasil em 2024
Duda e Ana Patrícia comemorando uma vitória na etapa de Hamburgo (Foto: Divulgação/FIVB)
Foto: Divulgação/FIVB Duda e Ana Patrícia comemorando uma vitória na etapa de Hamburgo

A delegação brasileira chegará a Olimpíada de Paris com algumas boas chances de medalha de ouro, mas por enquanto, sem nenhum grande favorito. Uma das maiores possibilidades está no vôlei de praia com a dupla Ana Patrícia e Duda. Elas tiveram uma temporada excelente, com 5 títulos no Elite 16, além do vice campeonato mundial e o ouro nos Jogos Pan-americanos.

Ao longo da temporada, foram disputadas 10 etapas do Elite 16, que reúne as principais duplas do circuito mundial. Ana Patrícia e Duda venceram na República Tcheca, Alemanha, Suíça, França e João Pessoa no Brasil. Além disso, foram prata no México e bronze na outra etapa brasileira em Uberlândia. Neste último final de semana, encerraram o ano com o bronze no Finals, do Catar. Desta forma as brasileiras subiram ao pódio em 8 das 10 etapas.

Só não conseguiram no Canadá e na 1º etapa do ano no Catar (perderam em ambas nas quartas de finais). Nas 5 etapas não vencidas pelas brasileiras, destaque para as americanas Nuss e Kloth, campeãs em Uberlândia e no Finals do Catar. Esta dupla, além de outra dos EUA, Hughes e Cheng, serão os principais obstáculos na briga pelo ouro olímpico ano que vem. Hughes e Chang derrotaram Ana e Duda na final do mundial 2023. Ano passado, as brasileiras foram as campeãs.

No masculino, o desempenho do Brasil é preocupante. Um país que já teve Alison, Emanuel, Ricardo, Bruno Schmidt, hoje não consegue brigar no topo. Em 10 etapas, apenas um bronze neste último final de semana com André e George, no Finals do Catar. O destaque da temporada foi a dupla sueca (sim, existe vôlei de praia na Suécia) Ahman/ Hellvig com 3 títulos e mais o ouro no Finals. Os noruegueses atuais campeões olímpicos Mol/ Sorum também venceram 3 etapas. Já a dupla da República Tcheca, Perusic/ Schweiner é a atual campeã mundial.

O ranking olímpico será fechado em junho, mas como em outras edições o Brasil deve ter 4 duplas em Paris: Ana/ Duda e André/ George são presenças certas. A 2º vaga do feminino deve ficar com Bárbara/ Carol com Tainá/ Victoria e Agatha/ Rebecca correndo por fora. Já no masculino a briga será acirrada entre Evandro/ Arthur, Pedro Solberg/ Guto e Vitor Felipe/ Renato. Vale lembrar que o Brasil ficou sem medalhas no vôlei de praia em Tóquio. Foi a única edição olímpica que isso aconteceu. Desta vez, pelo menos no feminino, as chances de pódio são imensas.

Foto do Marcelo Romano

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?