Logo O POVO+
Quais esportes olímpicos do Brasil mais se destacaram em 2025?
Comentar
Foto de Marcelo Romano
clique para exibir bio do colunista

Jornalista especializado em esportes olímpicos. Trabalhos na TV Record, Yahoo, rádios Gazeta e Eldorado em São Paulo

Quais esportes olímpicos do Brasil mais se destacaram em 2025?

Conquistas inéditas no taekwondo, tênis de mesa e ginástica rítmica marcaram o ano
Comentar
MARIA Clara Pacheco (azul) foi ouro no mundial em 2025 (Foto: Wander Roberto/COB)
Foto: Wander Roberto/COB MARIA Clara Pacheco (azul) foi ouro no mundial em 2025

Semana passada eu escrevi sobre os destaques individuais do Brasil nos esportes olímpicos em 2025. Hoje escrevo um top-9 das modalidades brasileiras, que brilharam neste início de ciclo olímpico.

1. Taekwondo - No esporte que deu três bronzes olímpicos, Brasil conseguiu, em 2025, a melhor participação em mundiais na história. Foram dois ouros de Henrique Marques e Maria Clara Pacheco e duas pratas de Netinho e Milena Titoneli. Na Olimpíada são apenas oito categorias em disputa, quatro em cada gênero. Mas esses quatro atletas têm boas perspectivas de sucesso em 2028.

2. Tênis de mesa - Finalmente o Brasil conseguiu uma medalha em campeonatos mundiais, graças a prata do fenômeno Hugo Calderano. Após resultados ruins pós-Olimpíada, ele conseguiu 2 meses mágicos neste ano. Além do vice mundial, venceu a Copa do Mundo.

3. Ginástica rítmica - Algo que parecia impossível há uma década se tornou realidade em 2025: o Brasil conseguiu uma medalha em mundial, na prova do conjunto. Já era para ter acontecido na Olimpíada, mas a contusão de uma atleta adiou o sonho.

4. Boxe - depois do fiasco em Paris, quando se esperavam três medalhas, e o único pódio foi o bronze de Bia Ferreira, o boxe brasileiro retomou o caminho de vitórias com um excelente mundial. Foram quatro finais com o ouro de Rebeca Lima e as pratas de Yuri Falcão, Luis Bolinha e a novidade Isaias Ribeiro.

5. Atletismo - Em termos de novos nomes, não tivemos novidades. Mas os mesmos medalhistas olímpicos voltaram a subir ao pódio no mundial: ouro de Caio Bonfim e prata de Alison dos Santos

6. Surfe - O Brasil conseguiu formar o 5º campeão mundial diferente em 11 anos: Yago Doria. Antes, Gabriel Medina, três vezes, Filipe Toledo, duas, Italo Ferreira e Adriano Souza, uma vez cada, venceram o circuito mundial.


7. Skate - Modalidade que deu cinco medalhas olímpicas ao Brasil nas duas últimas edições continua com ótimos atletas. Além de Rayssa Leal, mais uma vez campeã da Liga Mundial, o Brasil termina o ano com vários nomes entre os melhores do ranking: Raicca Ventura, Augusto Akio, Luigi Cini e Pedro Barros no park, além de Giovanni Vianna no street.

8. Triatlo - Outra modalidade com conquista inédita: o vice campeonato mundial de Miguel Hidalgo no circuito mundial.

9. Judô - No mundial, principal competição do ano, o Brasil se manteve na média de medalhas históricas com duas conquistas. Fechou com quatro atletas no top-5 do ranking mundial das categorias em 2025.

Foto do Marcelo Romano

Tudo menos futebol: o que está acontecendo em outras modalidades esportivas. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?