Logo O POVO+
High pottery
Foto de Marcus Lage
clique para exibir bio do colunista

Marcus Lage comportamento

High pottery

Porcelana Charles Catteau (Foto: divulgação)
Foto: divulgação Porcelana Charles Catteau

A cerâmica, esmaltada e em cores, é de um master no segmento: o belga Charles Catteau (1880- 1976).Seu espólio insere-se no nicho dos 'colecionáveis.'Da terra vem o barro. Moldado, vai ao fogo. Deus faz isso com a gente, em sua perfeita olaria.' Quando somos corrigidos, isso parece, no momento, motivo de tristeza e não de alegria. Porém, mais tarde, os que foram corrigidos recebem uma vida correta de paz'.( Hebreus 12:11 )

A propósito, use sua boa porcelana, bem como a cutelaria de prata, e não esqueça de compô-las com o acervo da Madeira. Por que não na diária? Com a palavra o colecionador Anastácio Souza, lifeaholic de primeira. Quantas vezes vi peças, a citar faqueiros, cadeiras e candelabros, fracionados, erradamente, por herdeiros ávidos nos lucros. E o pior: descompromissados com a memória do ente. Meros motivos para cizânias. O mesmo dá-se aos patrimônios arquitetônicos, muitos deles alugados sem nenhuma análise sobre os itens como conservação, uso e respeito à historicidade do bem. Entendedores entenderão? Use tudo, para que essas tranqueiras, estocadas no briquecabraque do deslumbramento e do excessivo apego, cumpram seus devidos papéis.

Que tal um arroz com ovo, num prato Família Rosa? E por que não? A gente merece. Memento mori.

Quase Khayyam

Uma pérola, para temperar o nosso zeitgeist, é um conto, vivido num restaurante, durante uma degustação entre amigos. Um certo Omar, principiando a pauta, dizia 'que nunca viu carro-forte seguindo coche funerário.' E prosseguia nas considerações. A primeira, sobre a inutilidade do vinho raro, guardado para sei lá quando...
Citou o lance dos blue chips, consumidos pelo jovem pretendente, inaugurando a adega, legada à viúva alegre. 'Mete o saca-rolha', interveio Omar, pois a ocasião merecia, inobstante o preço cobrado pela bouteille do tinto.E emendou: 'Você não vai ter o tempo todo para tentar, cair, errar e seguir em frente. Abra a garrafa dos sonhos. A ocasião especial é o dia que se vive'.
O fato é que ideia do tempus fugit envolve múltiplos cases. Disse mais, o xará do Profeta:'Quantas atitudes perdidas pela inexistência do depois. Não desperdice seu tempo, achando que, amanhã, dá pra fazer diferente.'
Um abraço nos amigos Daniel Moura, Paulo Aragão, Sebastião Arrais, Marcos Queiroz Oliveira, Firmo de Castro e Mauricio Benevides, dentre outros, por também saberem 'que o que a gente tem é o hoje.'

 

Notinhas

Jeane e Marcelo Parente levam teens para Angra, lista de Nina, que completa 15 anos.

Feijoada protocolar para Rodrigo Cabral.

Amanhã, nat redondo de Germano Albuquerque (5.0).

Congrats para Creuzinha Cruz, Mariana Bichucher e Marcelo Pinheiro.

Galeria 2121-2022: em fase final, nosso ' mailing list ' aguarda o preenchimento de alguns questionários, por parte dos nossos estimados verbetes.

Recebi, do dileto Desembargador José Parente, os dados acerca da cruzada de doação de cestas básicas e valores monetários, encampada pela Justiça do Trabalho.

Além do drive thru, situado na sede do TRT-CE, outro canal, para fechar com o benefit, pode ser o PIX.Os víveres serão distribuidos pela ONG Ser Ponte. Mais informações pelo email: deven@tr7.jus.br

Uma organização, que merece atenção dos corações, é o Abrigo São Lázaro. Os tocados com o apelo, poderão ligar no 99226.4711, além de acessar o síte da instituição, ou até mesmo contatá-los pelo insta (@abrigosaolazaro).

Back in style: a calça de duas pregas volta. E sem passante. Mas, como diz a Verônica Rodrigues, se 'não lhe favorece', esqueça. É roupa para desbarrigado.

Outro fashionismo é nas gravatas a ponta menor, interna, ultrapassando a externa, a maior, usada com nós Semi-Windsor ou Four In Hand. Eu não concordo.

'O justo tem consideração pela vida de seus animais, porém, o coração dos maus é cruel'.(Provérbios)

Super indico

"Pornéia" é um artigo de Ruy Barbosa. Pela etimologia grega designa relações sexuais ilícitas. Uma crítica ao sistema jurídico vigente. Publicado em dezembro de 1899, abria um comparativo entre uma Maison de Tolérance situada, coincidentemente, na rua da Relação, no centro do Rio Antigo, e um ilustre vizinho, o Supremo Tribunal Federal, que funcionava na Rua do Lavradio. Nas linhas constam quase 30 sinônimos dados à profissão mais antiga do mundo.

By the way, por lá, zona de brocantes, no 1º sábado do mês funciona uma feirinha de antiqves e artesanato. Um ' REW ' no passado glorioso do Estado da Guanabara, onde se pode contemplar a arquitetura do local. Outra escala imperdível é no Real Gabinete Português de Leitura. Mais pitaco: "A Prece Árabe", principalmente no capítulo que diz :'Ajuda-me a apreciar o outro lado das coisas'.

Tem mais: "Desiderata", de Marx Ehman. Frisando esse fragmento: 'Evite as pessoas agitadas e agressivas, elas afligem nosso espírito'.

"O viajante contemplando o mar de névoa"

Chill out

Trata-se de uma das mais enigmáticas pinturas: "Caminhante Sobre o Mar de Névoa". Mostra a incapacidade, e toda pequenez humana, ante as ordenanças do senhor destino. Apesar da proximidade do cavalheiro, com o tapete de nuvens, dando-lhe uma sensação de deidade, o abismo seria a ameaça iminente. A pintura é de Caspar D. Friedrich.

Em qual obra o respeitável leitor acha que se insere no presente momento? "O Grito" (Munch), a "Balsa da Medusa" (Géricault), "Os Amantes" ( René Margritte, que parece ter previsto a obrigatoriedade das máscaras), estará in Love? (Indiana), "A Grande Onda de Kanagawa" (Hokusai), "A Cigana Adormecida" (Rousseau ), "As Duas Fridas" (Sra.Rivera), "Otahi" (P. Gauguin), "São Jorge e o Dragão" (de Uccelo, com dupla escolha: de ser o belo ou a fera), "Numa Osteria Romana" (Bloch), "Retrato de Dr.Gachet" ( Van Gogh), "A Moça Lendo" (Jean Fragonard).

E ainda "Tempestade no Mar da Galileia" ( Rembrandt ), "A Boba" ( Anita Malfati), "Sotão" (Carl Spitzweg), "Mestiço" ( Di Cavalcanti). No.5 ( Pollock), Propped (Jenny Saville)...Conselho meu: olha para o "Salvator Mundi" (da Vinci). 

Lisandro Fujita e Paulo Teixeira
Lisandro Fujita e Paulo Teixeira

CLICKS

Bolo de Dois Andares: Lisandro Fujita e Paulo Teixeira


CLICKS

Lara Pequeno, patronesse do Bazar Sopai, Carol Picanço e Camille Cidrão

Foto do Marcus Lage

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?