Logo O POVO+
Domingo de Páscoa
Foto de Marcus Lage
clique para exibir bio do colunista

Marcus Lage comportamento

Domingo de Páscoa

"Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; e todo aquele que vive e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isso?"

João 11:25-26

Wow factor

Roberta Rosalba foi a toque blanche da mesa dos Marcelo Cidrão para Luis Eugenio Pequeno. Como diz um querido amigo: 'Procurei um defeito, mas não achei'.

Daniela Bloc-Holanda revisou a nova obra de Danilo Fontenelle Sampaio: Uma Noite com a Bisa. São outros livros infantis do escritor: O Que a Gente Tem e o Tesouro de Fortaleza. Chapeau ao magistrado, por trazer coisas boas aos nossos pequenos.

Kelley, sra. do candidato Marcelo Mendes, cortafita mesa de banca advocatícia.

Parabenizo Claudinha Pessoa, pelos seu mostruário de prata e pedra brasileiras, criação dela.

Aniversariam:José de Paula Barros Neto e Lisandro Fujita, filho do Capitão, de saudosa memória.

Os grandes braceletes, com design mixando várias épocas, são tendência. Iris Apfel é ícone no estilo
Os grandes braceletes, com design mixando várias épocas, são tendência. Iris Apfel é ícone no estilo

Layering

Além da perfumaria, com as misturas de floral, cítrico e amadeirado, ela se faz presente, agora, na joalheria. É o mix de estilos, de variadas épocas, em diferentes tonalidades de ouro, mesclando materiais como ébano, esmaltados... Adereços usados em profusão, como no caso dos braceletes e das pulseiras, em largura crescente. A tendência pede uma certa ousadia irisapfeldiana.

Maridando

O assunto surge em razão da quadra. Em Portugal dizem: 'bacalhau não é carne, nem é peixe'. Sempre me interessei pela bigamia do Cod Fish. O presidente da Associação de Sommeliers de Portugal, José Santanita, instruiu-me que 'tudo depende de fatores como modo de cocção (cozido, frito, assado, gratinado...) e acompanhamentos, cabendo até fortificados e espumantes na harmonização'. Os Santanitas são viticultores e vinicultores, ao passo que Joelma, a esposa juazeirense, é Artista plástica, expert em pintura com vinho.

 

Máquina bélica contra vampiros
Máquina bélica contra vampiros

Vade, Vlad!

Não sei se é romeno, mas trata-se de uma legítima máquina bélica contra vampiros.

Na caixa: Bíblia, imagem de Jesus, terço, crucifixos, frascos (agua benta?), balas de prata,martelo, mapa, alho em pó, velas e, of course, estacas. Cerca de 1890.

Mimando 

Assim como a Inglaterra, país inventor do vinho espumante, vide Nyetimber e Doctor Merret, nós também fomos regalados, pela Mãe- Natureza, com o Paralelo dos vins mousseux.

Renato Savari, que produz um super bollicine, pra concorrer com a viúva e outros mais, sacou personalizar o rótulo da Maximo Boschi, com o nome das mamães homenageadas.

Tavoletta d'Oro
Tavoletta d'Oro

Tavoletta d'Oro

A quadra Pascal, coincidindo com a chuvosa, nos inspira ao consumo de chocolate. Uma fondue, numa vibe serrana, é sempre uma comédia, pela gula de alguns comensais ou pelas frutas que perdem-se na panela.

O gancho serve para o jornalista resenhar sobre o pináculo da chocolateria italiana: o Tavoletta d'Oro. Esse certame premia o oro nero em suas várias apresentações: dips, pralinês, fondente, bombons de amendoim, caramelo, frutas cristalizadas, aromatizados, gianduja, cremini , pasta pura e monorigine.

O concurso reverencia marcas autóctones da bota, que, por serem autorais, muitas são desconhecidas da gente. São elas: Domori, Maglio, Venchi, Gobino, Varvaro, Sabadì, Slitti, Villa e Stacchezzini e Prallus.

Caixa da designer Elizabeth Copeland
Caixa da designer Elizabeth Copeland

Unconventional

O estilo de Elizabeth Copeland (1866-1957) tem lhe valido alguns Ks e memorialidade no âmbito do colecionismo norte-americano. Assim como outro, por mim já mencionado, Paul Revere, sobrenome que batiza a cidade-natal da Sra. Copeland. Uma curiosidade é que sua carreira, efetivamente só foi abraçada a partir dos 34 anos de idade. Em seu raisonnée: caixinhas, porta-jóias, broches, colares, cálices e candelabros. Elizabeth, que também é Ethel, adotou uma temática bem particular para sua esmalteria.

Obra Arcangelo Ianelli
Obra Arcangelo Ianelli

Art-holic

A torre Eiffel aniversariou, tendo sido vendida, duas vezes, pelo falsário Victor Lustig, inventor de uma engenhoca para fazer dinheiro. Como advertia um patriarca cearense: 'A gente tem 'meia-hora de besta' por dia'. Ulysses, de James Joyce, também fez cem. Outro centenário é o do pintor-ilustrador-escultor-gravador Arcangelo Ianelli (obra na foto). De origem botina, natural de São Paulo, faleceu aos 86, tendo pincelado o Figurativo por quase duas décadas. Sua derradeira fase caracterizou-se pelo tridimensionalismo. Ianelli adotavada pinceladas limpas e suaves.

Daniel Moura e sra.
Daniel Moura e sra.

Clicks

Minha mizpah na enogastrô, Daniel Moura, ombreando Alessandra, sua metade, filha do saudoso Elias Daher, vulto que lembro sempre com muito carinho.

Nestor e Marcos Borges
Nestor e Marcos Borges

CLICKS

Senhores feudais dos baronatos de Camocim e Lucena, Nestorzim Chaves e Marquinhos Borges, entre tilintares de rouges bem cepados, em Pernambuquinho, embalados pela voz de Régis Mota.

Ricard Bruno Fontenelle e sra.
Ricard Bruno Fontenelle e sra.

CLICKS

Dizem que amigos não precisam estar perto, mas dentro. Estimados Ricardo Bruno Fontenele e Pollyana. 

Slan-ge-var!

João Cateb arregimenta uma grei para apreciar single malt. O Japão também se insere entre os produtores, mediante o Suntory The Yamazaki . Favor brindar 'kampai´, que traduz-se em copo seco. Tim-tim é o orgão sexual masculino.

Uma curiosidade: no caso do saquê, a mulher pode empunhar a garrafa e servir, inclusive ao homem, pois o ato exprime o desejo de boa sorte, não devendo o bebedor servir a si mesmo.

Faltam os copos glencairn e o conta-gotas, para a água premium, e o batismo do nome da confra. A moderação no beber e um courtsy ao produto triple a, principalmente em se tratando de um peated, cuja cevada é defumada artesanalmente, em galpões das respectivas destilarias.

Reminiscente, trago uma pérola midiática: a propaganda do uísque Passport (tem no You Tube), com David Niven, trilha sonora do maestro brasileiro Leonardo Bruno, e solo de sua irmã, Vânia Ferreira.

Foto do Marcus Lage

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?