Logo O POVO+
Crônica de gratidão e despedida
Foto de Marília Lovatel
clique para exibir bio do colunista

Marília Lovatel cursou Letras na Universidade Estadual do Ceará e é mestre em Literatura pela Universidade Federal do Ceará. É escritora, redatora publicitária e professora. É cronista em O Povo Mais (OP+), mantendo uma coluna publicada aos domingos. Membro da Academia Fortalezense de Letras, integrou duas vezes o Catálogo de Bolonha e o PNLD Literário. Foi finalista do Prêmio Jabuti 2017 e do Prêmio da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil – AEILIJ 2024. Venceu a 20ª Edição do Prêmio Nacional Barco a Vapor de Literatura Infantil e Juvenil - 2024.

Crônica de gratidão e despedida

"Eis que chegamos aos últimos dias de 2024. Sim, esta é uma crônica de despedida de tudo que foi ruim e trouxe desânimo no intervalo de 12 meses..."
Marília Lovatel (Foto: César Sallum/Divulgação)
Foto: César Sallum/Divulgação Marília Lovatel

Eis que chegamos à crônica 135 no último domingo de 2024. E esta precisa ser uma crônica de gratidão por todas as coisas boas que aconteceram ao longo do ano. Devo ainda me valer da oportunidade para expressar meu contentamento pela companhia na leitura dominical.

A disciplina de escrever semanalmente tem contribuído para a afinação interna. Por isso, confesso as agradáveis surpresas e a alegria de ouvir as impressões de quem lê esta coluna e guarda títulos, elege temas e trechos preferidos, porque de algum modo se identificou com eles.

Eis que chegamos aos últimos dias de 2024. Sim, esta é uma crônica de despedida de tudo que foi ruim e trouxe desânimo no intervalo de 12 meses. Aproveito o momento de reflexão para deixar em 2024 o que não quero e não vou levar comigo adiante.

Espero que fiquem para trás as dificuldades enfrentadas por quem se viu no espelho dos meus textos e deu um sentido maior à minha escrita. Porque a reciprocidade é justa. Porque é hora de restituir o verniz à esperança que ficou opaca como um sapato gasto. Porque a ideia de que o próximo ano será melhor nos empurra para frente.

2025 se aproxima com as crônicas que escreverei, as felicidades que nem sequer imagino e aquilo de que me desprenderei quando brindar a chegada de 2026.

Porém, não apressemos o tempo nem o percamos. Que estejamos simplesmente prontos e serenos para vivê-lo. Que venha a crônica 136, a primeira do ano novo, e todas as demais. E sigamos juntos nesses encontros literários que me fazem tanto bem. Que assim seja.

Foto do Marília Lovatel

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?