Logo O POVO+
Zumbi vive
Foto de Matilde Ribeiro
clique para exibir bio do colunista

Ex-Ministra da Igualdade racial, no período entre 2003 e 2008, e, atualmente, professora na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro brasileira (Unilab). Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) e Doutora Honoris Causa pela Fundação Universidade Federal do ABC (UFABC)

Zumbi vive

É importante tornar nacionalmente conhecido o projeto Alagoano "Vamos Subir a Serra", realizado pelo "Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô" com o intuito de valorizar a história e cultura do Quilombo dos Palmares e da Serra da Barriga
Tipo Opinião
Matilde Ribeiro, ex-Ministra da Igualdade racial. Atualmente professora na UNILAB - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro Brasileira. Doutora em Serviço Social pela PUC - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Doutora Honoris Causa pela UFABC - Fundação Universidade Federal do ABC. (Foto: Divulgação )
Foto: Divulgação Matilde Ribeiro, ex-Ministra da Igualdade racial. Atualmente professora na UNILAB - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro Brasileira. Doutora em Serviço Social pela PUC - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Doutora Honoris Causa pela UFABC - Fundação Universidade Federal do ABC.

É sempre importante lembrar que a escravização no Brasil encerrou-se tardiamente em 1888; que em Redenção no Ceará a abolição da escravidão ocorreu em 25 de março de 1884 (tornando o estado como a primeira província a decretar, oficialmente, o fim da escravização); e, que as causas da desigualdade racial residem nas raízes históricas da escravidão.

Em entrevista concedida à Fundação Perseu Abramo em 8/9/2010, o Professor Kabengele Munanga, reconhecido intelectual e ativista africano (radicado no Brasil), afirma que o "Racismo brasileiro é um crime perfeito"! O resumo é que o racismo existe, mas as/os racistas vivem camufladas/os em meio aos seus privilégios, com isso não são visualizados. Esta é uma situação que exige ação, assim Munanga pergunta: "Como você vai combater isso"?

Como um caminho para começarmos a responder a esta pergunta, vamos falar sobre o "20 de Novembro - Dia Nacional da Consciência Negra". A data referencia Zumbi dos Palmares, líder/herói do Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga, no Município de União dos Palmares/Alagoas brutalmente assassinado em 20 de Novembro de 1695. Destaca-se que o Quilombo de Palmares tinha por meta construir uma alternativa aos suplícios da escravização.

Ao olhar para o retrovisor da história, encontraremos o ano de 1971 como referência, onde integrantes do Grupo Palmares de Porto Alegre/RS elaboraram a proposta do 20 de novembro - Dia Nacional da Consciência Negra, que paulatinamente foi se firmando como um marco no calendário oficial brasileiro. Em 1996, Zumbi dos Palmares foi consagrado herói nacional em comemoração ao tricentenário de sua morte.

Dando um salto histórico, em 13 de novembro de 2023 o Presidente Luís Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 14.723/23 que altera a Lei nº 12.711/12, visando à efetivação do "Programa Especial para o Acesso às Instituições Federais de Educação Superior e de Ensino Técnico de Nível Médio de estudantes pretos, pardos, indígenas e quilombolas e de pessoas com deficiência", bem como daqueles que tenham cursado integralmente o ensino médio ou fundamental em escola pública.

Incontáveis ações e atividades ocorrem pelos quatro cantos do Brasil. No entanto, é importante tornar nacionalmente conhecido o projeto Alagoano "Vamos Subir a Serra", realizado há 17 anos pelo "Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô" com o intuito de valorizar a história e cultura do Quilombo dos Palmares e da Serra da Barriga. A instituição atua para a promoção de políticas públicas de igualdade racial. Em dezembro de 2022 recebeu o prêmio TikTok Awards na categoria For Good, que homenageia organizações que buscam promover o bem-estar na plataforma e fora dela, combatendo a fome, a desinformação e o preconceito.

O projeto "Vamos Subir a Serra" envolve toda a sociedade para a potente homenagem ao herói nacional Zumbi dos Palmares, chega a sua 7ª Edição em novembro de 2023. As atividades acontecem em Maceió e o Município União de Palmares, é reconhecido como o maior projeto afro-cultural do Nordeste, com ações inéditas no solo sagrado da liberdade, contribuindo ainda mais para a geração de renda, o pertencimento e a valorização da história e da cultura negra.

É importante, também, o reconhecimento de que as realizações políticas e culturais é resultado de um grande investimento histórico, do Movimento Negro e da organização de Mulheres Negras, que empreendeu continuadas lutas e estratégias para a sedimentação de políticas públicas para a população negra. Nos orgulha afirmar: Zumbi vive!

 

Foto do Matilde Ribeiro

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?