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Startups unicórnios não são bonitinhas e fofinhas
Foto de Maurício Cardoso
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Mentor e conselheiro de startups há mais de quatro anos, formado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e com especializações pela UFRJ e Unyleya. Hoje, atua como diretor de Operações da Casa Azul Ventures, já tendo mentorado mais de 100 startups e avaliado mais de 1.000 em diversos programas nacionais e internacionais. Também atua como gerente de Novos Negócios no Grupo de Comunicação O POVO.

Startups unicórnios não são bonitinhas e fofinhas

Diferentemente do que se apresenta por aí, as startups que valem hoje mais de 1 bilhão de dólares têm muito mais características com o unicórnio siberiano do que com o animalzinho das fábulas
Tipo Opinião
. (Foto:  JDawnInk/Getty Images)
Foto: JDawnInk/Getty Images .

Bem, aparentemente, esse termo unicórnio "Unicórnio é uma startup que possui avaliação de preço de mercado no valor de mais de 1 bilhão de dólares." se tornou muito mais comum dos últimos anos pra cá. Ele surgiu em 2013 no livro Welcome to the unicorn club: learning from billion-dollar startups da Aillen Lee. A capa do livro é um unicórnio como comumente conhecemos em histórias infantis: bonito, elegante, chifre simétrico e postura de invejar qualquer animal.

O arquétipo de qualquer empreendedor quando escuta esse termo remete a essa imagem fofinha, bonitinha e que muitas vezes possui um arco-íris em sua cauda. Fazendo com que “ser uma empresa de 1 bilhão de dólares” te tornará esse ser mítico exuberante, que todos à sua volta irão invejar parecer.

Bem, unicórnios (o animal) existiu em nossa história, e se você não conhece, procure por: Elasmotherium sibiricum, unicórnio siberiano ou rinoceronte-de-chifre-grande. Pra mim, a representação do unicórnio é exatamente essa: forte, rígido, grande, pesado e pronto para sobreviver em condições extremamente adversas.

Diferentemente do que se apresenta por aí, as startups que valem hoje mais de 1 bilhão de dólares têm muito mais características com o unicórnio siberiano do que com o animalzinho das fábulas. Ele precisa ser forte, pois seu mercado já estabelecido e a entrada de novos players com certeza está sendo trabalhada.

Ele precisa ser rígido, pesado, para manter sua estrutura e estabilidade, é necessário manter a cultura da empresa e garantir que não existirá riscos de qualquer adversidade interna possa desestabilizá-lo. Precisa sobreviver à condições extremas, pois suas contas são milionárias e qualquer erro pode representar perdas irreparáveis.

Belo? Não sei se é uma preocupação necessária para sua manutenção. Vezes ou outra, precisa trabalhar sim sua aparência para avançar em novos territórios, mas com certeza essa preocupação não é o que fica nos registros da história.

Já viu um unicórnio de perto? Algum em exposição? Será que a extinção é inevitável? Se alguém tiver respostas, me mande por favor: mauricio.cardoso@casaazul.vc

 

Foto do Maurício Cardoso

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