Logo O POVO+
Por que mesmo com crise sanitária, econômica e política, bolsas seguem se recuperando?
Foto de
clique para exibir bio do colunista

Jornalista do O POVO. Escreve sobre educação financeira, investimentos, mercados e notícias de economia.

economia

Por que mesmo com crise sanitária, econômica e política, bolsas seguem se recuperando?

Tipo Opinião
Bear market (Foto: Divulgação )
Foto: Divulgação Bear market

São mais de 500 mil casos de COVID-19 já confirmados no país. Estamos na casa dos 30 mil mortos pela doença até o momento e esse número não para de crescer. Na economia o tombo é assustador, analistas preveem uma queda de 6,25% no ano na economia brasileira, de acordo com o Boletim Focus divulgado nesta 2ª feira. Essa seria a maior retração desde 1962, quando iniciou a série disponível no site do Banco Central.

Não precisamos nem falar do clima político, né? Os poderes da república nada harmônicos se lançam e lançam a reboque os brasileiros num mar de incerteza, insegurança e medo. Tensão essa, indubitavelmente, capitaneada pelo capitão/presidente Jair Bolsonaro, devidamente bem “mu-nido” por seus apoiadores e devotos.

Neste cenário nada favorável uma pergunta ecoa, por que a bolsa tem tido altas consecutivas nos últimos pregões?

Primeiro é possível sugerir que o mercado já precificou, até agora, os prejuízos causados pela pandemia ao redor do mundo, e por hora, até que haja mais clareza dos reais efeitos a médio e longo prazo, os preços dos ativos podem “se recuperar”. Claro que essa recuperação pode ser revertida rapidamente, vivemos em um momento de incertezas que não nos permite saber se já chegamos ao fundo do poço, pode sim piorar.

Outro fator é que em mercados de baixa, chamados de “bear market”, subidas como essa são mais percebidas, uma vez que os ativos sofreram quedas expressivas em um curto espaço de tempo. Mais um ponto que traz “otimismo” é que na Europa, assim como já ocorreu na China, as pessoas ensaiam uma volta “ao normal”. As atividades econômicas destes países estão reabrindo gradualmente e o consumo deve aumentar dia após dia.

É importante dizer que as últimas altas da bolsa não trazem nada de seguro, no Brasil temos uma combinação de fatos explosivos que podem rapidamente fazer com que a bolsa volte a cair e não é possível dizer quando isso cessará. Prudência e paciência são palavras chaves para investidores em momentos como esse, sempre lembrando da diversificação de investimentos para balancear os riscos. Não esqueçam da liquidez!

Foto do

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?