Miguel Pontes é Streamer de Games na Twitch. Host, editor e produtor do Mais Um Podcast de Games e da Comunidade Nerd do O POVO. Pesquisador da Central de Jornalismo de Dados - Datadoc e Acervo O POVO. Neste espaço, vai falar sobre jogos, noticiar eventos, analisar games e opinar sobre a indústria de jogos
Enquanto não sabemos a origem dos "ovnis" que decidiram aparecer em pleno 2023, vamos à listinha de jogos com a temática alienígena pra você se divertir enquanto aguarda os aliens aparecerem
Nesse mês de fevereiro, acompanhei com curiosidade as notícias sobre os quatro Ovnis (Objeto Voador não Identificado) abatidos no espaço aéreo norte americano e canadense, além de outros supostos avistamentos na China e no Uruguai. Por enquanto, nada no Brasil. Mas, como bom cearense que sou, já tenho o cafezinho e o cucuz preparados pra receber bem a visita.
Com o assunto em alta nos fóruns da internet (como sempre!), já pipocam teorias de contato alienígena, espionagem, publicidade, pesquisas meteorológicas e, claro, muitos memes. Essa louca mistura de realidade com ficção me fez lembrar dos meus jogos preferidos com a temática alienígena. Exploração espacial, passando pelo terror psicológico e indo até aquela invasão “gostosa” da terra.
Então, coloque aí seu chapéu de alumínio na cabeça - o aparato que supostamente impede os aliens de ler e controlar sua mente - e vem comigo nessa listinha de outro mundo.
Mass Effect
Um dos jogos mais conhecidos com temática alienígena, Mass Effect é uma série de jogos de RPG (Role-Playing Game) intergalácticos, desenvolvidos pela Bioware e publicada pela Eletronic Arts. A aventura se passa em um universo de ficção científica onde a humanidade se uniu com espécies alienígenas para formar uma civilização galáctica. O jogo permite que os jogadores explorem diferentes planetas, conheçam novas raças extraterrestres e tomem decisões que afetam o desenrolar da história. Tudo regado a muita ação, conflitos e tramas políticas.
Além disso, os jogadores podem personalizar o personagem principal e escolher como ele lida com situações complexas envolvendo contato com extraterrestres. Cada ação que você toma no jogo, desde um simples diálogo, influência na sua jornada e na maneira como os outros personagens interagem e socializam com você. Demorei um bocado para realmente apreciar o ritmo do jogo, mas com o tempo a história te envolve e aí já era.
No Man’s Sky
Aqui, a pegada é exploração espacial, coleta de recursos e sobrevivência em ambientes hostis. Dá para pilotar naves espaciais, interagir com alienígenas em uma infinidade de outros planetas, construir bases avançadas e descobrir novas tecnologias.
Os ambientes são gerados de forma procedural, ou seja, a cada vez que se aventura no game, um novo e único universo é gerado. No Man 's Sky é conhecido pela grandiosidade de seu universo. São literalmente bilhões de planetas gerados aleatoriamente e infinitas possibilidades de aventuras. Todos os bugs reportados na época do lançamento já foram corrigidos e quem curte ficção científica e jogos de exploração vai se perder por horas na imersão do game.
Dead Space
Quem me conhece sabe: - Morro de medo de jogos de terror! Se for terror espacial então… e se tiver coisas saindo do nada da escuridão e pulando na sua tela com o intuito de te assustar… aí meu amigo, é o fim do sujeito aqui.
Porém, Dead Space não poderia ficar de fora dessa lista. Apesar de todo o medo que senti, o sentimento de conseguir progredir no jogo, matar os inimigos e completar os estágios, me proporcionou uma vibe de realização ao final. Com direito ao batido clichê de “superar seus medos”. - Argh!
A franquia que conta com três títulos ganhou um remake do primeiro jogo e foi re-lançado esse ano. Está disponível para PC, Playstation e Xbox.
E para finalizar a coluna de hoje, não poderia deixar de indicar um dos jogos mais divertidos sobre invasão da terra por alienígenas. Trata-se dos dois títulos da franquia “Destroy All Humans” (ou Destrua todos os humanos, em tradução literal).
Destroy All Humans
Conhece o filme de 1996, Marte Ataca? Aquele onde um monte de “marcianos verdinhos” invadem a terra em seus discos voadores e tocam o terror na população. Um clássico do diretor Tim Burton. Pois se você conhece e curte essa pérola do cinema, com toda certeza também vai curtir Destroy All Humans, pois ele tem a mesma vibe do filme.
Aqui você controla os alienígenas. Sim, você é a raça invasora, Nada de defender a terra. Você está aqui para invadir e destruir tudo o que encontrar pelo seu caminho, usando seu disco voador e suas pistolas e armas de desintegração.
O jogo é muito divertido e repleto de clichês que lembram muito as histórias de abdução de animais e pessoas ou os clássicos filmes de terror de espacial nos anos 50, bem ao estilo Ed Wood em seu Plano 9 do espaço sideral.
Menção honrosa
Na menção honrosa, indico o jogo Alien Isolation, que não entrou na listagem principal porque não tive coragem para avançar muito na história - como disse, sou medroso. O jogo conta com a mesma atmosfera do filme Alien o 8º passageiro. A imersão chega a ser assustadora e você realmente fica com muito medo do que pode acontecer a cada corredor.
Para quem tem coragem e é fã da franquia Alien, não pode deixar esse passar. Depois volta e me fala nos comentários o que achou.
Bem, é isso pessoal. Espero que tenham gostado da listinha de jogos. A coluna vai ficando por aqui. Não esqueçam de conferir esses jogos e nem de usarem o seu chapéu de alumínio. Vai que os alienígenas estão lendo nossa mente.
Mais conteúdo
+Sabia que o Miguel também é um streamer conhecido como NEMO e que faz lives semanais em seu canal na Twitch TV? Acompanhe lá, todo sábado a partir das 14h na twitch.tv/nemoars e bata um papo ao vivo pelo chat.
+Já conhece o Mais Um Podcast de Games? Uma galera massa que quinzenalmente publica um novo episódio sobre jogos e a industria dos games aqui no OPOVO+ e nas principais plataformas de podcast
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.