Logo O POVO+
Bayonetta e seu futuro incerto
Foto de Miguel Pontes
clique para exibir bio do colunista

Miguel Pontes é Streamer de Games na Twitch. Host, editor e produtor do Mais Um Podcast de Games e da Comunidade Nerd do O POVO. Pesquisador da Central de Jornalismo de Dados - Datadoc e Acervo O POVO. Neste espaço, vai falar sobre jogos, noticiar eventos, analisar games e opinar sobre a indústria de jogos

Bayonetta e seu futuro incerto

Na eterna dança das cadeiras da indústria dos games, agora foi a vez de Hideki Kamiya, co-fundador da Platinum Games, deixar, nesta segunda-feira, o estúdio onde foi o criador e principal desenvolvedor da bem sucedida franquia de jogos Bayonetta e do game Wonderfull 101
Tipo Opinião
Bayonetta é uma franquia de jogos estilo Hack and Slash criada pelo desenvolvedor japonês Hideki Kamiya. (Foto: Sega l Divulgação)
Foto: Sega l Divulgação Bayonetta é uma franquia de jogos estilo Hack and Slash criada pelo desenvolvedor japonês Hideki Kamiya.

.

No X (antigo Twitter) a Platinum Games anunciou oficialmente nesta segunda, 25 de setembro, a saída de Hideki Kamiya em meados de outubro. No post, o estúdio deseja sorte ao desenvolvedor japonês em sua nova caminhada nos games. Kamiya ocupava os cargos de vice-presidente sênior e designer-chefe de jogos.

Em seu perfil oficial, também no X, Kamiya confirmou o anúncio e tranquilizou os fãs dizendo que continuaria a produzir jogos no melhor estilo Hideki Kamiya de ser. Não se sabe ainda se o criador irá para um outro estúdio grande ou se fundará um estúdio próprio. Vale lembrar que o desenvolvedor japonês tem passagem ainda pela Capcom, onde dirigiu os bem sucedidos títulos Resident Evil 2 e Devil May Cry

Franquia Bayonetta em risco?

Hideki Kamiya é o criador da megafranquia de Hack and Slash, Bayonetta. Iniciada em 2009, a franquia conta com quatro títulos lançados até o momento: Bayonetta (2009), Bayonetta 2 (2014), Bayonetta 3 (2022) e Bayonetta Origins: Cereza and The Lost Demon, este útimo um spin-off da franquia original lançado em março de 2023 - Aliás, deixo no final desse texto um player com um episódio do Play-Bufo! onde o Anchieta faz uma análise curtinha sobre o game.

Com a saída de Hideki, o futuro da franquia fica incerto. Os jogos foram desenvolvidos pela Platinum Games e lançados pela Sega, tendo Kamiya como criador e principal desenvolvedor.

Agora ausente, não se sabe ao certo com quem ficaram os direitos de um novo jogo ou mesmo se algum futuro projeto ficaria travado ou adiado por conta de sua saída. Ou ainda, se a franquia seguiria sem Kamiya e seu estilo que levou milhões a um verdadeiro culto a bruxa de pistolas duplas mais amada dos games.

Não se pode descartar também a possibilidade de um alinhamento da própria Sega diretamente com ele, para uma continuação da franquia, com maior liberdade de criação e direção - vai saber.

Até o momento nada foi anunciado oficialmente nesse sentido e sinceramente é bem cedo para isso. Bayonetta 3 foi lançado no ano passado e Bayonetta Origins ainda este ano.

Vale lembrar ainda que o próprio Hideki Kamiya anunciou em 2022, em meio as controvérsias sobre o final de Bayonetta 3, que Bayonetta 4 estaria em desenvolvimento e que chocaria ainda mais os fãs. Mas não deu mais detalhes sobre o desenvolvimento ou a previsão de estreia. Agora tudo é ainda mais incerto.

Mas... quer saber? Deixa o Seu Hideki descansar um tempo, recarregar as baterias e retornar cheio de ideias novas para novas continuações ou novas franquias.

 

 

+ Aproveite e ouça abaixo o episódio do Play-Bufo! do Mais Um Podcast de Games sobre o jogo Bayonetta Origins: Cereza and The Lost Demon.

 
Foto do Miguel Pontes

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?