Logo O POVO+
Solo Leveling, a animação da Crunchyroll a que todo jogador de RPG deveria assistir
Foto de Miguel Pontes
clique para exibir bio do colunista

Miguel Pontes é Streamer de Games na Twitch. Host, editor e produtor do Mais Um Podcast de Games e da Comunidade Nerd do O POVO. Pesquisador da Central de Jornalismo de Dados - Datadoc e Acervo O POVO. Neste espaço, vai falar sobre jogos, noticiar eventos, analisar games e opinar sobre a indústria de jogos

Solo Leveling, a animação da Crunchyroll a que todo jogador de RPG deveria assistir

Com dungeons, raids, ranks e muitas outras referências ao universo das campanhas de RPG de ação, o anime busca um retrato fiel a experiência que jogadores teriam ao se aventurar por masmorras à procura de tesouros
Anime com temática de rpg de ação estreia na CrunchyRoll (Foto: Crunchyroll | Divulgação)
Foto: Crunchyroll | Divulgação Anime com temática de rpg de ação estreia na CrunchyRoll

Imagine só, você é um jogador de rank baixíssimo, que se aventura em masmorras com companheiros de nível mais alto que o seu somente para tentar sobreviver, catar algum item para vender e conseguir algum dinheiro para armas e armaduras melhores. Sentiu alguma semelhança desse enredo com algum jogo ou campanha de RPG que já jogou?

Pois bem, se sua resposta for “sim”, assim como a minha, saiba que esse é o fio condutor da narrativa de Solo Leveling, novo anime da Crunchyroll que estreia neste sábado, 6 de janeiro, na plataforma de streaming mais famosa entre os fãs de animes.

Os familiarizados com o termo Solo Leveling, que seria algo como “Evoluir Sozinho”, irão achar diversos outros linguajares caracteristicos aos jogos digitais e às aventuras dos tradicionais RPG's de mesa. E essa parece ser justamente a proposta da animação. Você faz inúmeras dessas masmorras, ou dungeon na língua popular do RPG, tentando subir seu nível, mas o progresso é duro e lento, até que algo acontece e você, como o título já entrega, parte em aventura "solo" pelas dungeons com o objetivo de evoluir seu nível.

Essa coluna teve acesso antecipado aos dois primeiros episódios da produção e posso falar com propriedade que fazia um bom tempo que algo minimamente relacionado a jogos me chamava tanta atenção, positivamente falando. Não só pelo uso de termos conhecidos de quem curte esse universo de jogo, como: "Estar em uma Party para raidar uma Dungeon e pegar o Loot”, ou identificar os trejeitos característicos de algumas classes de personagens, como o Guerreiro destemido que vai para cima sem se importar com as consequências, ou o Healer que fica atento a quem precisa ser curado para não morrer, ou o Mago, que parece ficar mais a distância pensando em estratégias que exijam mais magia e menos contato físico. Ou... simplesmente ser carregado por um grupo de jogadores com rank maior que o seu e você ali tentando não morrer.

Solo Leveling traz todos esses elementos característicos dessas aventuras. A equipe de aventureiros está lá. O personagem mais experiente atuando como líder da party também está lá, assim como aqueles jogadores meio descompromissados que só querem fazer a missão do dia e voltar para casa. Mesmo contando com clichês que você fã de RPG já conhece, a produção acerta demais ao imprimir um realismo violento quando menos se espera na obra. Há momentos em que o sangue jorra por todo lado, no melhor estilo "slasher contemporâneo".

Não se trata apenas de mais um anime com lutas legais ou algo mais forçado para atrair esse público. Os personagens são verdadeiramente carismáticos e mesmo com pouco tempo de tela, você se afeiçoa facilmente a eles e torce para que não morram.

As dungeons, até onde pude ver, são bem elaboradas. Logo nos dois primeiros episódios me peguei tentando adivinhar o que os personagens teriam de fazer para sobreviver e saírem vitoriosos, ou o que eu faria se estivesse jogando essa campanha, mas só pude imaginar o que aconteceria depois. Parece que vou ter que esperar para acompanhar o restante e descobrir o que acontece. Curti tanto o que vi, que após a exibição, corri para o computador e instalei meu jogo de RPG preferido e já comecei a verminar.

Então fica a dica para você, fã de RPG de ação, Solo Leveling é um trabalho daqueles que dificilmente o espectador se arrepende de acompanhar. O anime estará disponivel a partir desde sábado, 6 de janeiro, para assinantes da plataforma Crunchyroll.

Garanto que é mais divertido do que me ver jogando na Twitch.

Foto do Miguel Pontes

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?