Jornalista, colunista de Economia da rádio O POVO/CBN; Coordenador de Projetos Especiais do Grupo O POVO DE COMUNICAÇÃO; Co-Autor do livro '50 Anos de Desenvolvimento Industrial do Ceará' e autor dos 'Diálogos Empresariais', dois livros reunindo depoimentos de líderes empreendedores do Estado do Ceará
Os verdes mares sempre fizeram parte da nossa história econômica, a partir da pesca artesanal movida pelos ventos que lufam no nosso litoral. Os mesmos ventos que impulsionam a energia Eólica gerada em nossas dunas e deverão mover empreendimentos offshore na região do Pecém
Entre 26 e 30 deste mês, o governo do Estado promove a Semana do Mar, projeto ambiental alinhado com as metas globais de proteção dos oceanos. A Secretaria do Meio Ambiente estará à frente dos eventos.
Segundo o titular Artur Bruno, serão discutidos temas não somente ligados à preservação dos oceanos, como também a identificação de oportunidades com impacto nas melhorias do emprego e da renda. A live de abertura das comemorações contará com a participação de Artur Bruno, Maia Júnior (Sedet), Lucio Gomes (Seinfra) e Inacio Arruda (Secitece).
Os verdes mares sempre fizeram parte da nossa história econômica, a partir da pesca artesanal movida pelos ventos que lufam no nosso litoral. Os mesmos ventos que impulsionam a energia Eólica gerada em nossas dunas e deverão mover empreendimentos offshore na região do Pecém.
Educação para o Turismo
Conversei com Alexandre Pereira, Secretário de Turismo do município, em almoço de deliciosa gastronomia no Restaurante do Vaqueiro, um puxadinho do Clube do Vaqueiro, na praia de Iracema. Dentre as muitas novas e projetos, a criação da Escola de Turismo de Fortaleza, coordenada pelo secretário-executivo Cláudio Ricardo e apoio do Ministério do Turismo. O objetivo é capacitar a mão-de-obra, profissionalizando as diferentes demandas por profissionais. O projeto dispara no segundo semestre.
Cautela e caldo de galinha...
No mercado de microcrédito do Ceará estréia a Omni Financeira, com foco nas micro e pequenas empresas. Não custa alertar que tomar dinheiro emprestado requer cautela nesses tempos de insegurança na economia, com índice de inflação já acima de 8% ao ano, taxa Selic com perspectiva de alta e indicadores econômicos nada comportados. Nas empresas simples de crédito e até mesmo nos bancos comunitários as taxas de juros já rondam 12% a 15% ao ano, com tendência de alta, acompanhando o comportamento da moeda. O dinheiro mais barato ainda é o Crediamigo do Banco do Nordeste. Pena que burocrático.
Para ser rico, tem de cobrar dos ricos
Mais de cem entidades empresariais uniram-se ontem para barrar a tramitação do projeto do Ministro da Economia, Paulo Guedes, que altera o Imposto de Renda de empresas e pessoas físicas, voltando a taxar a distribuição de lucros e dividendos, um mimo ao mercado do governo FHC. As entidades subscreveram carta ao presidente da Câmara Federal pedindo arreglo e reparos ao projeto do governo. O Brasil é um dos poucos países do mundo que alimenta esse privilégio tributário, e a sua cobrança é feita por todos os países que compõem a OCDE. Ou cobra, ou o Brasil não entra no clube dos ricos.
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.