Logo O POVO+
ZPE: não estamos mais sós
Foto de Nazareno Albuquerque
clique para exibir bio do colunista

Jornalista, colunista de Economia da rádio O POVO/CBN; Coordenador de Projetos Especiais do Grupo O POVO DE COMUNICAÇÃO; Co-Autor do livro '50 Anos de Desenvolvimento Industrial do Ceará' e autor dos 'Diálogos Empresariais', dois livros reunindo depoimentos de líderes empreendedores do Estado do Ceará

ZPE: não estamos mais sós

Com o novo marco regulatório para as ZPEs, agora liberou geral, o que pode assegurar maior competitividade à ZPE cearense
Tipo Análise
Em comunicado, a Comissão explicou que o objetivo é reduzir os custos e ampliar o papel do setor na economia. (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Em comunicado, a Comissão explicou que o objetivo é reduzir os custos e ampliar o papel do setor na economia.

O presidente Bolsonaro sancionou ontem o novo marco regulatório para as ZPEs - Zona de Processamento de Exportações no Brasil. A principal novidade é a possibilidade de venda de toda a produção industrial nela gerada para o mercado interno, o que até então observava limitações. O estado do Ceará lutou anos contra essa trava, uma regulamentação do interesse da indústria do Sudeste.

Agora liberou geral, o que pode assegurar maior competitividade à ZPE cearense, na opinião do presidente da Zona, Eduardo Neves. Ocorre que a nossa ZPE, embora seja a única em operação até agora, vai encontrar concorrência a forte das 13 demais localizadas em estados competitivos como São Paulo, Pernambuco e Minas Gerais.

Aqui do lado poderão entrar em atividade as ZPEs de Parnaíba e Macaíba, no RGN. Ou seja, acabou a moleza, embora o Ceará leve alguma vantagem: já está instalada, área ambientalmente aprovada (o que é uma longa novela), proximidade de um grande Porto e da capital e infraestrutura energética consolidada. Falta a infra Logística, ainda precária e indefinida.

Foto do Nazareno Albuquerque

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?